Sultato de cobre pentahidratado

1560 palavras 7 páginas
UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia
Bacharelado em Ciência e Tecnologia

EXPERIMENTO 3: APLICAÇÕES DO
SULFATO DE COBRE (II) PENTAHIDRATADO
E DO ALÚMEN
Química Inorgânica

Arielle Aparecida Morimoto
Carolina Faria Franco

São José dos Campos, 2014

SÍNTESE DO SULFATO DE TETRAMINOCOBRE (II) MONOHIDRATADO
1. INTRODUÇÃO
O sulfato de cobre (II) (CuSO4) é um sal que existe em diferentes formas, dependendo do seu grau de hidratação. Deste sal, pode-se produzir o sulfato de tetraminocobre (II) monohidratado ([Cu(NH3)4]SO4.H2O) com a adição de solução de amônia. O produto, sulfato de tetraminocobre (II) monohidratado, trata-se de um sal complexo, cristalino, de cor azul escuro [1]. É composto pelos íons [Cu(NH3)4]2+ e SO42- e possui uma estrutura ortorrômbica.
É utilizado em diversas aplicações, como na indústria têxtil, aditivo em alimentos, eletrólitos de pilhas e agricultura [2]. A reação 1 a seguir mostra sua síntese a partir do sulfato de cobre (II) pentahidratado:
CuSO4.5H2O(s) + 4NH3(aq) → [Cu(NH3)4]SO4.H2O(aq) + 4H2O(l)

(Reação 1)

O processamento deste sal geralmente é realizado por filtração por pressão reduzida, que confere rapidez ao processo e menor risco de contaminação de impurezas ao produto final (sal).
2. OBJETIVOS
Sintetizar o sulfato de tetraminocobre (II) monohidratado a partir da reação entre o sulfato de cobre (II) pentahidratado e amônia.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1.Materiais
Sulfato de Cobre(II) Pentahidratado

Kitassato

Amônia Concentrada

Gelo

Etanol

Papel filtro

Água destilada

Funil de Büchner

Béquer de 50 mL

Bastão de vidro

Espátula

Placa de Petri
!1

3.2.Métodos
Inicialmente, pesaram-se 2,56 ± 0,01 g de sulfato de cobre (II) pentahidratado (cor azul claro) triturado em um béquer limpo de 50 mL. Adicionaram-se, lentamente, 4,0 mL de amônia concentrada e 2,5 mL de água, agitando-se constantemente com o auxílio deum bastão de vidro, até a dissolução completa do pó. Observou-se que a

Relacionados