Sujeitos da práixs pedagógica

2454 palavras 10 páginas
1 – Introdução

O ser humano não se define mais somente pelo que faz e pensa, mas pelos efeitos da sua ação como produção de cultura. A nossa identidade, diferente do que se pensava no passado, não é um rótulo que nasce conosco e deverá ser carregado durante toda vida. Pelo contrário, nos constituímos e modificamos nossas identidades na medida em que nos relacionamos com a vida e com outras pessoas.
O homem é um ser de relações sociais, prático, ativo e histórico, pois suas características são determinadas pelo tempo, ou seja, seu corpo, seus sentidos, sua personalidade sofrem as determinações do mesmo. O educador e o educando também fazem parte desse meio quando constroem junto com outros seres humanos e sofrem as suas influências. O bom relacionamento entre educador e aluno é o fator que mais favorece a aprendizagem.
Abordaremos sobre o ser humano, quais suas características e posteriormente o educador e o educando, pois como seres eles participam do mesmo conjunto social e histórico, diferenciando-se pela posição que ocupam nas relações sociais: de educador ou de educando.

2 - O ser humano

O ser humano é diferente dos outros animais porque ele é capaz de pensar, raciocinar. Mesmo quando o individuo tenta se isolar, ficar sozinho, ele sente a necessidade de relacionar-se com outras pessoas formando então a sociedade. O ser humano é um ser sociável, ou seja, é o conjunto das relações sociais das quais participa de forma ativa.
O ser humano é um animal racional, por isso é diferenciado dos demais. Os costumes dos outros animais são diferentes dos do ser humano. Os animais vivem tranqüilos na natureza aproveitando-a conforme suas necessidades e agindo por instinto, enquanto que o ser humano também depende da natureza, e a explora segundo seus interesses, agindo de forma intencional.
O ser humano é capaz de aprender com as experiências vividas e também ensinar, e é através da reflexão que o homem toma conhecimento do seu saber. Aristóteles diz que

Relacionados