sujeito
O ser de quem se informa algo.O núcleo do sujeito pode ser expresso por substantivo, pronome substantivo, numeral ou palavra substantivada.
Tipos de sujeito
SimplesQuando possui um só núcleo.CompostoQuando possui mais de um núcleo.Oculto, desinencial ou implícitoPor elegância ou concisão, o sujeito simples não aparece expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência verbal.Sujeito indeterminadoQuando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não quer) identificar.a) O verbo está na terceira pessoa do plural e não há sujeito expresso na oração, nem é possível identificá-lo pelo contexto.b) o verbo está na terceira pessoa do singular, seguido do índice de indeterminação do sujeito se. OBS.: Só há índice de indeterminação do sujeito com verbo transitivo indireto.Oração sem sujeitok Quando a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum. a) verbos que exprimem fenômeno naturais (chover, ventar, anoitecer...) b) os verbos fazer, ser, estar na indicação de tempo cronológico ou clima. c) O verbo haver no sentido de existir ou indicando tempo transcorrido. OBS.: O verbo existir não é impessoal. Logo, ele possuirá sujeito expresso na oração, concordando com ele.IMPORTANTE: Os verbos impessoais (exceção feita ao verbo ser) devem ficar sempre na terceira pessoa do singular.
Sujeito - Resumo
O ser de quem se informa algo.O núcleo do sujeito pode ser expresso por substantivo, pronome substantivo, numeral ou palavra substantivada.
Tipos de sujeito
SimplesQuando possui um só núcleo.CompostoQuando possui mais de um núcleo.Oculto, desinencial ou implícitoPor elegância ou concisão, o sujeito simples não aparece expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência verbal.Sujeito indeterminadoQuando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não quer) identificar.a) O verbo está na terceira pessoa do plural e não há