Sujeito e predicado

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
Para que uma oração tenha significado, são necessários alguns termos básicos que são chamados de essenciais, indispensáveis, ou seja, que não podem faltar. São eles: sujeito e predicado.

SujeitoDefinição 1. É o termo da oração sobre o qual se diz alguma coisa. 2. Sobre quem ou o que se declara alguma coisa. Exemplos Maria fez bolo de laranja. Estragaram o plano suas mentiras. Caírammeteoritos sobre a Terra.

(Maria é o sujeito da oração, pois é a respeito dela que se diz algo.) (Sujeito: suas mentiras, ordem indireta) (Sujeito: meteoritos, o que caíram? meteoritos)

Como descobrir osujeito. Para acharmos o sujeito devemos olhar para o verbo da oração e fazer a pergunta: Quem? (Pessoa) – Ex.: O Bernardo nasceu! (Quem nasceu? = Sujeito: O Bernardo) O que? (Coisa) – Ex.: Bastamdois quilos de carne. (O que bastam? Sujeito: dois quilos de carne)  Núcleo do Sujeito O núcleo do sujeito é a palavra principal, que encerra a essência de sua significação. Exemplos Esta hipóteseatrapalha a investigação. (Sujeito: Esta hipótese – Núcleo: hipótese) Construíram neste bairro um novo edifício. (Sujeito: um novo edifício – Núcleo: edifício)  Tipos de Sujeito o Sujeito Simples Possuiapenas um núcleo. o Sujeito Composto É aquele que tem mais de um núcleo. o Sujeito Oculto ou Desinencial ou Elíptico É aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelocontexto. o Sujeito Indeterminado É aquele que existe, mas não podemos ou não queremos identifica-lo com precisão. Ocorre em 2 casos:  Quando o verbo está na 3a pessoa do plural, sem referência a nenhumsubstantivo anteriormente expresso;  Com verbo: intransitivo (VI), transitivo indireto (VTI) ou de ligação (VL) acompanhados da partícula -SE chamada de índice de indeterminação do sujeito (IIS); oOração sem sujeito São orações cujos verbos são impessoais, com sujeito inexistente. Ocorre em:  Com verbos que se referem a fenômenos meteorológicos;  Com o verbo HAVER no sentido de existir ou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sujeito e predicado
  • sujeito e predicado
  • Sujeito e Predicado
  • Sujeito e predicado
  • sujeito e predicado
  • Sujeito e Predicado
  • SUJEITO E PREDICADO
  • Sujeito e predicado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!