Suinocultura Introdu O

569 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

A suinocultura representa grande importância social e econômica para o país, o estado de Santa Catarina, é maior produtor de carne Suína no Brasil, segmento que apresenta lugar de destaque no agronegócio brasileiro. Esse lugar de destaque possibilitou a criação do dia do suinocultor, através da Lei número 12635/2012, que é comemorado no dia 24 de julho. A carne suína é a mais produzida no mundo, o consumo anual até o ano de 2015 deve ficar em torno de 2%. O maior produtor de carne é a China, seguida pela União Europeia e Estados Unidos, o Brasil ocupa a quarta posição mundial concorrendo diretamente com o Canadá em toneladas produzidas anualmente. O Brasil vem se consolidando como importante mercado de carne suína e com potencial para ampliar ainda mais a sua participação relativa nesse mercado. A cadeia produtiva tem se organizado no sentido de atender a demanda do mercado externo e ao mesmo tempo prospectar novos mercados.
A carne suína consolidou-se como a mais importante fonte de proteína animal do mundo após 1978. A produção mundial cresceu numa taxa anual de 3,1% nos últimos 46 anos. Neste período, a produção foi acrescida em 75,2 milhões de toneladas.
Os sistemas de produção de suínos adotados no Brasil podem ser caracterizados como intensivo semi-intensivo e extensivo. Dentro dessas classificações no intensivo enconta-se o sistema de criação intensivo confinado (SISCON), sistema de criação intensiva ao ar livre (SISCAL) e variação dos dois, como a criação determinada fase e, cama sobreposta. O sistema de criação agroecológico e o orgânico estarão separados em função da especificidade dessas criações, embora estejam incluídos como intensivo.
Na suinocultura moderna e intensiva, um dos aspectos mais importantes na prevenção de doenças é o correto manejo das instalações, visando reduzir a pressão infectiva e a transmissão de agentes patogênicos entre animais de diferentes idades e racionalizar o uso da mão de obra nas atividades de manejo.

Relacionados

  • PIM I Juninho
    1996 palavras | 8 páginas
  • escola
    13944 palavras | 56 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas