suim duam

678 palavras 3 páginas
Anamnese na Enfermagem
Escrito Por cristiane Em setembro 23, 2011
0

Email
Sharebar
Dentro da Sistematização da Assistência de Enfermagem a anamnese e o exame físico compõe a Investigação que é 1° Etapa do processo de enfermagem. Os termos anamnese ou historia clinica designam o conjunto de informações recolhidas sobre fatos de interesse do enfermeiro e toda equipe interdisciplinar que diz respeito à vida de um determinado paciente, seja ela pessoal ou familiar. Em essência anamnese é uma entrevista, e o instrumento de que valemos a palavra falada. O objetivo da anamnese é obter relação entre o paciente e o enfermeiro (profissional que a executa) adequada e confiante. Conhecer dimensões do espaço diagnóstico: Paciente- Doença -Circunstância. Auxiliar interpretação de exames- sejam eles físicos e complementares. Avaliar resposta a tratamentos pregressos e contribuir para o tratamento.

Tipos de Condução da Anamnese
1º Deixando-se o paciente relatar livre e espontaneamente suas queixas sem qualquer interferência externa.
2º A outra forma de realizar a anamnese é o profissional conduz a entrevista de maneira objetiva.
Qualquer que seja a forma de anamnese empregada exige do profissional uma analise critica livre de ideias preconcebidas e evitar a indução do paciente às respostas. É dessa entrevista que o enfermeiro elaborará seu relatório no intuito de se estabelecer o significado exato das expressões usadas, de verificar a coerência de correlações estabelecidas e de rejeitar interpretações feitas pelo próprio paciente.
A história clinica não é, portanto o simples relato de uma conversa. É mais do que isto. Trata-se de uma conversação com objetivo explicito, conduzida pelo examinador e cujo conteúdo foi elaborado criticamente pelo mesmo examinador. Isso requer do enfermeiro boa pratica, experiência, conhecimento clínico e teórico, pois as primeiras tentativas são trabalhosas, longas e cansativas, e o resultado não passa de uma historia

Relacionados