Suicidio e suas causas

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013






O SUICIDIO E SUAS CAUSASDRACENA/SP
2013

O SUICIDIO E SUAS CAUSAS.



Pré projeto apresentado a disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, como requisito básico para apresentação do Trabalho de conclusão de curso do curso de Psicologia.DRACENA
2013
I – INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa tecer breve estudo sobre o suicídio, analisando os dados mais relevantes.
Durante a trajetória para desenvolver um estudo cuja temática é a morte e o morrer foi preciso percorrer algumas etapas, o que incluiu a busca por conhecimentos sobre o tema em publicações, filmes, estágios, aulas e cursos que possibilitaram uma visão ampla da mortesob suas várias perspectivas.
Nas últimas décadas, tem se observado, com grande preocupação, o aumento no número de casos de suicídio e tentativas de suicídio em muitos países do mundo. Resulta de um ato deliberado, iniciado e levado a cabo por uma pessoa com expectativa de um resultado fatal. É uma das principais causas de morte de adultos jovens, situando-se entre as três maiores causas napopulação de 15 a 34 anos, para ambos os sexos. Isso representa uma grande perda para a sociedade, envolvendo pessoas jovens, nos anos produtivos da vida. Só existem dados disponíveis sobre tentativas de suicídio de alguns países; eles indicam que esse número pode ser até 20 vezes maior que o de consumados.
Para a psicanálise, o suicídio é uma situação psicótica. Isso não significa que a pessoa sejapsicótica, mas que, no momento do ato, nela tenham se ativado núcleos e componentes psicóticos da personalidade que permaneciam inativos e neutralizados pelas partes não psicóticas da personalidade e que acabam por se manifestar em dado momento da crise. A tentativa geralmente está associada às fantasias que cada pessoa tem com relação à morte: busca de uma outra vida, desejo de ressurreição,reencontro com mortos, volta ao seio materno e retorno à vida intra-uterina, agressão e punição ao ambiente. 
Através de investigações em diferentes comunidades, observa-se, através dos tempos, que os meios utilizados para o suicídio quase sempre envolvem o uso de instrumentos cortantes e penetrantes, armas de fogo, envenenamento, métodos traumáticos de asfixia, salto de alturas e atirar-se sobveículos. Quanto aos aspectos dinâmicos dessa forma de comportamento autodestrutivo, fatores como dependência, agressão e hostilidade, culpa e angústia, apesar de sua reatividade, parecem constantes na dinâmica do suicídio.

todo caso de morte que resulta direta ou indiretamente de um atopositivo ou negativo, praticado pela própria vítima, desde que a mesma saiba produzir esse resultado”. Refere que cada sociedade, em cada momento de sua história, tem uma aptidão definida para o suicídio (DURKHEIM, 1996)


Atualmente, o ato suicida tem como característica ser clandestino, ou seja, sem testemunhos, dissimulado, ocorrendo como se estivesse transgredindo regras expressas por nossasociedade capitalista na qual a morte é banida, não enfrentada e evitada. VANSAN (1978) observou, no município de Ribeirão Preto, o possível relacionamento do suicídio com algumas características pessoais como sexo, idade, estado civil, níveis profissionais, cor, bem como o meio utilizado e necessidade de hospitalização. Esse autor, em outro estudo, analisou o índice de mortalidade por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Suicídio, causas psicológicas e socias
  • Suicídio
  • Suicidio
  • O suicidio
  • Suicídio
  • O suicídio
  • suicidio
  • Suicidio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!