Suicidio/Anomia Durkheim

Páginas: 6 (1399 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO

Suicídio (do latim sui, "próprio", e caedere, "matar") é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico, que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas, além de dificuldades financeiras e/ou emocionais, que também consistem em fatores significativos. Há também outras consideraçõesem que o suicídio é visto como uma vontade legítima ou um dever moral.
Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, sendo, portanto, a décima causa de morte no mundo, além de ser uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade. Há a estimativa de que 10 a 20 milhões de tentativas de suicídios não-fatais acontecem a cada ano em todo omundo.

Religião, filosofia, psicologia, tem abordagens diferentes acerca do suicídio, inserindo nele temas existenciais da cultura comum como honra e sentido da vida. Albert Camus escreveu: "O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo, decidir se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma pergunta fundamental da filosofia. As religiões abraâmicas, por exemplo, consideram osuicídio uma ofensa contra Deus devido à crença religiosa de santidade da vida. No Ocidente, foi muitas vezes considerado como um crime grave. Por outro lado, durante a era dos samurais no Japão, o seppuku era respeitado como uma forma de expiação do fracasso ou como uma forma de protesto. No século XX, o suicídio sob a forma de auto-imolação tem sido usado como uma forma de protestar, enquanto que naforma de kamikaze e de atentados suicidas como uma tática militar ou terrorista. O sati é uma antiga prática funerária hindu no qual a viúva se auto-imola na pira funerária do marido, seja voluntariamente ou por pressão da famílias e/ou das leis do país.

O suicídio medicamente assistido (Eutanásia, ou o "direito de morrer") é uma questão ética atualmente muito controversa que envolve a vontadede um paciente que esteja com uma doença terminal, ou em dor extrema, que tenha uma qualidade de vida muito mínima em virtude de sua lesão ou doença.












O SUICÍDIO PARA DURKHEIM

A obra O Suicídio foi um dos pilares no campo da sociologia, escrita pelo sociólogo francês Émile Durkheim e publicada em 1897. Foi um estudo de caso de um suicídio, publicação única em sua época.Os estudos sobre suicídio focavam em características individuais, e o tratavam como fato isolado, Durkheim acreditava que se pudesse demonstrar o quanto um ato individual é o resultado do meio social que o cerca, teria uma prova da utilidade da sociologia. Para isso, desenvolveu o conceito de anomia, e explorou as diferentes taxas de suicídio entre protestantes e católicos, explicando que oforte controle social entre os católicos resultava em menores índices de suicídio.

De acordo com Durkheim, os indivíduos têm um certo nível de integração com os seus grupos, o que ele chama de integração social. Níveis anormalmente baixos ou altos de integração social poderiam resultar num aumento das taxas de suicídio:
- níveis baixos porque baixa integração social resulta numa sociedadedesorganizada, levando os indivíduos a se voltar para o suicídio como uma última alternativa;
- níveis altos porque as pessoas preferem destruir a si próprias do que viver sob grande controle da sociedade.

O suicídio é, segundo Durkheim, “todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esseresultado”, cada sociedade está predisposta a fornecer um contingente determinado de mortes voluntárias, e o que interessa à sociologia sobre o suicídio é a análise de todo o processo social, dos fatores sociais que agem não sobre os indivíduos isolados, mas sobre o grupo, sobre o conjunto da sociedade. Cada sociedade possui, a cada momento da sua história, uma atitude definida em relação ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANOMIA DE DURKHEIM
  • Anomia de Durkheim
  • O suicidio
  • Durkheim Suicidio
  • Suicidio Durkheim
  • Suicídio
  • O Suicídio de Durkheim
  • Suicidio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!