Suicídio Lírico em Os Sofrimentos do Jovem Werther

Páginas: 3 (520 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Johann Wolfgang von Goethe, publicado em 1774, é um romance trágico que marcou o início do Romantismo e é, hoje, um clássico da literatura.

É umahistória de amor como tantas outras, com uma trama, em princípio, bem simples e um final já conhecido pela maioria. Porém, a obra parece possuir vida própria e encanto quase hipnótico, talvez por ter sidoinspirado na própria vida do autor, o que lhe confere um tom de sinceridade e confidência ímpares. O romance é rico em detalhes, com cenários belíssimos, bucólicos, genuinamente românticos. Toda a ação éemoldurada por colinas, lagos, florestas e pelo crepúsculo primaveril.

Escrito em forma epistolar, o livro nos faz mergulhar no personagem, viver seu cotidiano, absorver sua estética. Podemossentir através de sua pele os seus abalos, suas excitações, seus arroubos apaixonados, suas delirantes alegrias e suas abissais tristezas. É uma obra que nos enche de prazer e, ao mesmo tempo, nosdilacera, como uma paixão adolescente.

Há uma grande polêmica envolvendo o livro que, na época de sua publicação, provocou uma onda de suicídios entre jovens europeus ‘perdidamente apaixonados’, chegandoa ser proibido em determinadas regiões. Os jovens chegavam a se vestir e se comportar como o personagem. Pela primeira vez, se viu um livro influenciar de maneira tão direta na cultura e não ocontrário.

Tudo começa quando Werther conhece Carlota e no mesmo instante se apaixona por ela. Contudo, descobre que ela está prometida a outro homem, Alberto, e em breve irão se casar. Werther prefereignorar este fato e continua mantendo relações (não íntimas) com Carlota. Porém, a angústia vai tomando conta do jovem, que ao compreender que seu amor jamais poderia ser consumado, decide extinguir aprópria vida.

Como as cartas são escritas pelo próprio Werther, o que podemos saber sobre ele é que era um jovem de classe humilde, apaixonado, impetuoso, sentimental, inconstante, rebelde,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Sofrimentos do Jovem Werther.
  • Os Sofrimentos Jovem Werther
  • Os Sofrimentos Do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os Sofrimentos do Jovem Werther
  • Os sofrimentos do Jovem Werther
  • Livro os sofrimentos do jovem werther
  • Sofrimentos do Jovem Werther

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!