Sugestões de trabalho de artes para berçário

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
Em uma aula de artes para bebês os pequenos descobrem e se deleitam com o uso dos materiais expressivos. Para crianças pequenas a arte é uma vivência corporal. Freqüentemente seu corpo inteiro participa dos movimentos e se agita no ritmo do desenhos que faz. Você pode perceber como todas as áreas do desenvolvimento estão conectadas quando você vê seu bebê usando o recém adquirido conhecimento deseu corpo para explorar e aprender sobre como as coisas funcionam. Quando o bebê empurra ou puxa algo, enche, esvazia, em todas essas atividades ele está aprendendo sobre o mundo.

 Descobrir todo esse universo de cores formas e texturas é uma festa!

Apresentar seu bebê ao mundo da arte é uma ótima maneira de encorajá-lo a aprender e ajudá-lo a desenvolver suas habilidades sociais e suaauto-expressão. Segundo Anna Reyer, arte terapeuta e autora do livro Smart Art Ideas “Crianças pequenas ainda não tem muita habilidade verbal, e arte é um meio de comunicação para elas. Mesmo quando se tornam mais verbais, a arte pode ajudar a explicar a complexidade do seu mundo. É uma maneira perfeita para expressar seus sentimentos.”

Bebês aprendem por meio da experimentação de seus sentidos edependem de estimulação para desenvolver suas potencialidades. Através de uma rica gama de estímulos para o bebê, as atividades propostas desenvolvem a percepção espacial, a coordenação motora fina, a habilidade para solucionar problemas, a concentração e a autoconfiança, auxiliando assim o desenvolvimento da criatividade, de sua socialização e também ampliando sua compreensão do mundo e de simesmo.

 Em meio a tanta diversão, não podemos descuidar da segurança. O uso de material atóxico é imprescindível. Nas aulas de artes para bebês da Boobambu o material é quase sempre preparado de maneira caseira, utilizando ingredientes da culinária e corantes comestíveis.

Novas experiências, estímulo, diversão... Mas a parte mais importante das primeiras experiências do seu filho é você!

É apartir da interação e das experiências com adultos que amam e confiam que os bebês começam a construir seu sentido de mundo. Em um ambiente seguro e confortável o bebê poderá aprender muito sobre o mundo e sobre si próprio tendo seus pais como parceiros de tantas descobertas. A participação dos pais transmite segurança à criança e fortalece o vínculo afetivo, além de proporcionar o acompanhamentode cada conquista de seu bebê. Tudo isso de maneira natural, agradável e divertida.

Quanto mais forte o vínculo, mais livre o indivíduo se sente: ele se solta numa situação nova, aprende e se desenvolve a partir das experiências."

sábado, 1 de março de 2008

Dicas para trabalhar com maternal

Sugestões de Atividades:

- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciênciae estímulo/incentivo por parte do professor.

- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início oprofessor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIO
  • Arte no Berçário
  • musicalização e artes no berçário
  • O trabalho de arte e a arte do trabalho
  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • trabalho de artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!