Suellem12

653 palavras 3 páginas
Questões comentadas do Enem
O professor Jeferson Barp, do grupo Unificado, faz os comentários da prova de Ciências da Natureza

20 testes da prova do Enem 2009
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Confira abaixo algumas questões retiradas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio que vazou, com respostas comentadas, além do gabarito:

Questão 1
O ciclo da água é fundamental para a preservação da vida no planeta. As condições climáticas da Terra permitem que a água sofra mudanças de fase e a compreensão dessas transformações é fundamental para se entender o ciclo hidrológico. Numa dessas mudanças, a água ou a umidade da terra absorve o calor do sol e dos arredores. Quando já foi absorvido calor suficiente, algumas das moléculas do líquido podem ter energia necessária para começar a subir para a atmosfera.
Disponível em. http//www.keroagua.blogspot.com Acesso em: 30 mar. 2009 (adaptado)

Questão 2
Arroz e feijão formam um “par perfeito”, pois fornecem energia, aminoácidos e diversos nutrientes. O que falta em um deles pode ser encontrado no outro. Por exemplo, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que é encontrado em abundância no feijão, e o aminoácido metionina é abundante no arroz e pouco encontrado no feijão. A tabela seguinte apresenta informações nutricionais desses dois alimentos. A tabela compara os valores nutricionais do arroz e do feijão, e as alternativas tentam relacionar estes valores com o conhecimento dos alunos. (A) não podemos fazer esta afirmação baseando-nos apenas no número de carboidratos. (B) novamente, não se faz uma afirmação baseado apenas na quantidade de lipídios. (C) o arroz é rico em metionina (aminoácido) que, por sua vez, é pouco encontrado no feijão. O feijão é rico em lisina, aminoácido pobre no arroz. Lembrando que as proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos. (D) a questão está correta, pois o arroz tem várias vitaminas do complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. O feijão é um alimento rico em

Relacionados