SUDOKU123

667 palavras 3 páginas
MATEMÁTICA APLICADA IV ETAPA I

Trabalho desenvolvido na disciplina Matemática Aplicada IV, 5º semestre do Curso de Ciência da Computação, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina, sob orientação da Prof.ª Márcia Moreno.

RONDONÓPOLIS – MT
2015
Título

Conceitos básicos de teoria de conjuntos. Álgebra de conjuntos.

Introdução

Neste relatório será apresentado um exercício sobre o SUDOKU, um jogo de quebra quebra-cabeça que se baseia na concordância racional de números. O SUDOKU é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos”, o jogo é composto por uma grade 9X9 constituída de sub-grades 3X3 denominadas de regiões. Certas células já contêm números, chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e região contenham os números 1-9 apenas uma única vez.

Procedimento

Para a resolução do sudoku, temos varias formas possíveis, O desafio proposto é usar um método que envolva conjuntos para determinar a gama de possibilidades de preenchimento de cada casa. Método proposto: Considerem uma casa fixa sem preencher. Ao eliminar os outros algarismos que aparecem na mesma coluna, na mesma linha ou na mesma subgrade, é possível que sobre uma única possibilidade, com a qual a casa deve ser preenchida. Para a resolução do sudoku usamos a álgebra dos conjuntos, onde atigimos, na tabela, os números não descritos em cada linha, coluna ou subgrade. Através da intersecção das linhas, colunas e subgrades não preenchidas. (¬L ∩ ¬C ∩ ¬S) retiramos as capacidades de cumprir a tabela (denominadas SDK). Cada linha e cada coluna foi relacionada, para que o exercício conseguisse ser determinar de um jeito mais fácil. Como um sudoku padrão possui 9 linhas e 9 colunas,

Relacionados