Sucessão empresarial: como manter o negocio nas próximas gerações.

Páginas: 13 (3073 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
SUCESSÃO EMPRESARIAL: COMO MANTER O NEGÓCIO NAS PROXIMAS GERAÇÕES.

1 Igor de Andrade Maia 2 Ana Vladia Cabral

1 Aluno do Curso de Administração da Faculdade Chirstus
2 Profa. Dra. da Faculdade Christus
E-mail: igormaia85@hotmail.com

RESUMO

A sucessão empresarial consiste em planejar a saída do fundador da organização para e entrada de um sucessor devidamente qualificado e cientecom os compromissos que vai assumir na empresa. Essa escolha devera ocorrer levando-se em consideração o grau de envolvimento que o sucessor ira agregar para que o negócio não feche as portas com a saída do fundador. Esse trabalho tem como objetivo geral analisar a cultura de transferência de poder e as qualidades inerentes ao sucessor com um estilo próprio de organização, desenvolvendo competênciase habilidades empreendedoras. Os objetivos específicos são: identificar a importância do planejamento na sucessão para a organização, como preparar esse profissional; identificar as características para o bom desempenho desse profissional; analisar quando uma escolha na sucessão não é bem feita. A referencia bibliográfica busca um estudo exploratório e descritivo, apresentando um estudo de caso.Como instrumento de coleta de dados foi nos livros pertencentes à Faculdade Christus. Concluiu-se que o processo de sucessão empresarial precisa ser planejado a longo prazo para que o negocio da família continue em pleno funcionamento, que a escolha de um sucessor é uma atividade extremamente dinâmica, que varia muito com as tendências de cada setor, pelo negocio e do tempo em que se propõe paraachar um sucessor.
Palavras-chave: Sucessão. Empresa familiar. Herdeiro, Acionista...

1- Introdução

Durante muito tempo na Europa feudal, as famílias de linhagem reuniam-se em clãs, praticando o conceito de família agnatica, em que o parentesco é definido pela filiação patrilinear, e o patrimônio familiar, a única forma então existente, era a sustentação dessa linhagem. O chefe da famíliadecidia sobre a sua sucessão, mas sempre se supunha que o sucessor seria o filho varão primogênito. Esse conceito não mudou muito até os dias de hoje, porém é notório que o sucesso do pai não significa que o filho terá o mesmo sucesso, porque Picasso faz pinturas belíssimas, você compraria um quadro do filho dele sem ver?
O Brasil possui um dos mais elevados índices de empreendedorismo no mundo,o brasileiro por natureza quer ter seu negocio próprio. A maioria das pequenas empresas tem em sua preocupação principal manter o fluxo de caixa positivo e um balanço estável. Pensar até mesmo em aposentadoria parece ser um ponto distante de alcançar, no entanto quando se atinge um sucesso na empresa, com um nível de estabilidade e lucro, muitos empresários precisam pensar em como criarestratégias de fazer o negocio ter continuidade, e naturalmente quem estará à frente desse processo quando a idade chegar ou mesmo quando um fato inesperado, como morte ou invalidez, obrigue um herdeiro despreparado a assumir a empresa. Hoje em dia não basta matricular o herdeiro num curso universitário e rezar que ele tenha aptidão para o negocio, será preciso planejamento para que ele possa se engajar noprocesso desde pequeno, aonde a preparação para que ele assuma a empresa envolva muito treinamento e conhecimento do negocio.
Para o empreendedor o que esteja próximo se aposentar, ele não pode ignorar o problema da sucessão em sua empresa. Esse artigo ira tratar sobre quais são os passos necessários para criar uma sucessão bem sucedida. O termo sucessão, quer dizer ‘’ um ato ou efeito desuceder-se, seqüência de pessoas ou de coisas que se sucedem e/ou se substituem ininterruptamente ou com pequenos intervalos’’ (Dicionário Aurélio eletrônico, 1999) e esse termo entra em cena, pois o ser humano tem vida pré-determinada enquanto a organização não tem, o risco que o empresário corre em fazer uma escolha errada põe toda sua obra em risco. O índice probabilidade de empresas familiares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sucessão Empresarial
  • Sucessao Empresarial
  • Sucessão Empresarial
  • Sucessão Empresarial
  • Sustentabilidade: o presente garantindo o futuro das próximas gerações
  • Sucessão trabalhista na cisão empresarial
  • Plano de Sucessão Empresarial
  • Sucessão empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!