sucesao ecologica

459 palavras 2 páginas
A sucessão ecológica pode ser definida como um gradual processo no qual as comunidade vão se alterando até se estabelecer um equilíbrio. As fases distintas da sucessão ecológica são: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.

- Comunidade pioneira: Em um terreno abandonado, a remoção da cobertura vegetal, expõe o solo a ação da erosão, vento, sol/chuva tornando-o cada vez mais estéril. Porém na natureza existem organismos menos exigentes (cianobactérias e liquens), esses são talvez os primeiros organismos a se estabelecerem em uma área como essa descrita é também um exemplo de comunidade pioneira. As condições ambientais adversas são um fator determinante para esse tipo de comunidade apresentar uma baixa variedade de espécies.

- Comunidade intermediária: Após o desenvolvimento da comunidade pioneira, o ambiente vai se transformado favoravelmente ao desenvolvimento de outros organismos. A cobertura vegetal uma vez estabelecida protege o solo tornando-o mais fértil. Considerando nosso exemplo já citado anteriormente após o estabelecimento das gramíneas no solo, surgem ervas diversas que aos poucos serão substituídas por uma vegetação provavelmente arbustiva.

- Comunidade clímax: A comunidade arbustiva gradualmente será substituída por uma vegetação arbórea (mais estável). A medida que a comunidade vegetal vai se alterando, a comunidade animal também se altera, por exemplo, passando a abrigar pássaros nas árvores. Assim é consolidada a última comunidade que é mais estável, a partir de uma forte interação entre os animais e vegetais.A sucessão ecológica pode ser definida como um gradual processo no qual as comunidade vão se alterando até se estabelecer um equilíbrio. As fases distintas da sucessão ecológica são: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.

- Comunidade pioneira: Em um terreno abandonado, a remoção da cobertura vegetal, expõe o solo a ação da erosão, vento, sol/chuva tornando-o cada vez mais

Relacionados

  • Plano De Curso Parte 2
    366 palavras | 2 páginas
  • Biologia
    1530 palavras | 7 páginas