Substituição do sistema convencional de produção de frutas, verduras e legumes para o orgânico sensibilização dos agricultores da região de parelheiros, são paulo

Páginas: 25 (6004 palavras) Publicado: 8 de abril de 2012
Substituição do sistema convencional de produção de frutas, verduras e legumes para o orgânico: sensibilização dos agricultores da região de Parelheiros, São Paulo











Mayra Fernandes Martins[1]
Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira [2]

Resumo

O presente artigo refere-se à etapa de capacitação e sensibilização dos agricultores da região de Parelheiros, a partir daavaliação diagnóstica prevista pelo projeto de Segurança Alimentar e Nutricional financiado pelo CNPq: “Implementação de um projeto-piloto de inserção da merenda escolar orgânica, com base em pesquisa de representação social, e desenvolvimento de metodologias de intervenção, visando o acesso a uma alimentação saudável na região de Parelheiros, São Paulo (2006/2007)”.
Busca atribuir significado aoaprendizado e estimular que os agricultores familiares passem do sistema convencional para a produção orgânica, garantindo qualidade aos alimentos que abastecem as escolas, melhores condições de vida ao produtor e a minimização dos impactos negativos que a agricultura convencional vem causando ao meio ambiente.
Apresenta também uma breve explanação sobre em que consiste o alimento orgânico,detalhes relevantes da região de Parelheiros onde se insere o projeto, resultados da pesquisa qualiquantitativa, principais representações sociais dos agricultores pesquisados e a análise da capacitação dos agricultores de Parelheiros.

Palavras-chave: agricultura orgânica; segurança alimentar e nutricional; promoção da saúde; capacitação de agricultores; Discurso do Sujeito Coletivo.Introdução

O planeta Terra, assim como a civilização ocidental atual encontra-se em profundo desequilíbrio. Este desequilíbrio, conseqüência, em parte, do atual “desenvolvimento” político, econômico, social e cultural, é reflexo de um momento constituído por uma ciência mecanicista, de caráter atomista e reducionista que acarreta a valorização questionável de objetos e condutas que priorizam oavanço econômico, financeiro em detrimento do meio ambiente e dos seres que nele habitam.
Tal desequilíbrio é observável através da presença marcante da pobreza, de diversos distúrbios comportamentais, de forma questionável com que os indivíduos se relacionam, demonstrando ausência de respeito, exacerbação da violência, inversão de valores relacionados ao meio ambiente e aos elementos que oscercam (CAPRA, 1995). Tem por característica também o distanciamento do homem com a natureza e deste, com sua essência. Cada ser humano é parte indissociável e tem o seu desenvolvimento intrinsecamente ligado ao ambiente em que vive.
A separação entre homem e natureza é conseqüência de uma influência da visão Iluminista sob o momento atual. Esta (Visão Iluminista) oferece um mundo morto e,captá-lo cientificamente significa a extinção da visão, audição, paladar, tato, olfato, juntamente com as sensibilidades estéticas e éticas, valores e qualidade, alma, consciência e espírito. Fazendo assim, da analise o método de pesquisa e dos números inanimados os resultados (CAPRA, 1995).
O presente projeto, em seus resultados, busca mais do que números inanimados, e, na RepresentaçãoSocial, encontra a percepção que os agricultores sujeitos deste cenário, possuem da realidade das frutas, verduras e legumes orgânicos e sua importância para a saúde humana e do meio ambiente. Busca também desenvolver alternativas para a implementação de uma alimentação mais saudável para os escolares da Região de Parelheiros, a fim de minimizar o desequilíbrio e as deficiências já abordadas.Pesquisas têm apontado para a importância em se estimular o consumo de frutas, verduras e legumes entre os escolares, pois o último levantamento sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo realizado pelo IBGE (2002-2003), revelou em várias capitais o consumo insuficiente de verduras, legumes, frutas e sucos naturais, além do aumento do consumo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frutas, legumes e verduras
  • Frutas ,legumes e verduras
  • Consumo de frutas, verduras e legumes por crianças
  • 3 frutas, 3 verduras e 3 legumes
  • Consumo de frutas, legumes e verduras para o controle da sindrome metabolica
  • Diagnóstico da produção de bananas, cultivadas em sistema convencional e orgânico no município de bananeiras
  • Verduras e legumes
  • Produção de Alface em sistema Organico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!