Substancias toxicas para animais domésticos e noções de medicamento

Páginas: 11 (2686 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Introdução
A palavra Farmacologia é derivada de pharmakon, de origem grega, com vários significados desde uma substância de uso terapêutico ou como veneno, de uso místico ou sobrenatural, sendo utilizados na Antigüidade como remédios.
Farmacologia é a ciência voltada para o estudo das drogas sob todos os aspectos, desde as suas origens até os seus efeitos no homem. Atualmente, a farmacologia éestudada em seus aspectos de farmacodinâmica e farmacocinética.
Consiste no estudo do mecanismo pelo qual os agentes químicos afetam a funções dos sistemas biológicos, portanto, de forma ampla, pois, envolve o estudo da interação dos compostos químicos (drogas) com os organismos vivos atuando, em maioria, através da influência das moléculas das drogas em constituintes das células.
AFarmacologia é utilizada com os objetivos terapêuticos (seja para curar ou controlar doenças ou aliviar sintomas), preventivos ( vacinas, e, fluoração da água), e, diagnósticos ( gel, contrastes ou outras preparações usadas em exames diagnósticos).
Nos dias atuais, com o crescimento da indústria farmacêutica, observa-se um problema muito comum na medicina e medicina veterinária: o aumento das intoxicaçõespor medicamentos, tanto de humanos como de animais. Os envenenamentos em animais ocorrem na maioria das vezes por imprudência de proprietários que buscam alternativas mais fortes para eliminar pragas como ratos, insetos, entre outros.
O reconhecimento da toxicologia como ciência ocorreu após a Segunda Guerra com o desenvolvimento de moléculas orgânicas como drogas, praguicidas e substânciasquímicas de uso industrial.
Os registros de episódios de intoxicações exógenas ocorrem diariamente em animais domésticos de estimação, muitas vezes por curiosidade das vítimas, ou ainda por falta de segurança na manipulação dos produtos químicos. Inúmeras são as substâncias tóxicas existentes, sendo que a origem pode ser animal, vegetal, mineral ou sintética. Estes agentes químicos podem ser capazes decausar danos aos seres vivos, considerando a toxicidade dos mesmos, dose, via de exposição, tempo decorrido para os primeiros socorros. Poucos dados existem em relação aos animais, por tratar-se de não obrigatoriedade de notificações.


Desenvolvimento
A indústria farmacêutica veterinária está adormecida, por não ter interesse pelos profissionais da área, que necessita de veterinários, equem acaba assumindo tal papel são os químicos.
Objetivo é dar uma noção geral sobre substâncias que podem intoxicar os pacientes e conhecer um pouco sobre os principais medicamentos veterinários.
Farmacologia é o estudo dos fármacos, é um ramo da medicina que detêm a descobrir novos princípios ativos, muito importantes para a veterinária, pois hoje lidamos com a resistência dos parasitas. Se detêma descobrir novas substâncias, aplicar, testar e conseguir a autorização de algum ministério para poder ser comercializado.
Outra de sua ramificação é a terapêutica, se baseia na aplicação do medicamento, é o que difere um peão de fazenda de um medico veterinário, ambos sabem aplicar, porem o peão não sabe reverter a situação caso seja feita uma dosagem errada , não conhece o principio ativo enão consegue socorrer o animal caso ele se intoxique com o medicamento.
Outra ramificação é a toxicologia, estudo das substancias (tóxicos) que podem intoxicar o paciente, em termo de dose, existem animais quem não podem receber nenhuma dose, pois a raça não é compatível e acabam sendo intoxicados por imperícia.
Então a farmacologia é uma ciência bastante antiga tem cerca de 3000 anos a.c até osdias atuais, existem receitas milenares que são utilizadas atualmente. É interdisciplinar, que abrange e recebe informações de outras ciências, então precisamos entender de química, de patologia, fisiologia, anatomia, biologia molecular, biofísica.
Quando o animal recebe uma dose de medicamento, para fazer seu efeito, esse medicamento tem que entrar nas células, então devemos conhecer a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Substâncias Tóxicas
  • Substancias Toxicas
  • Animais domesticos
  • Animais domesticos
  • substâncias tóxicas na confecção de roupas
  • Substâncias tóxicas persistentes
  • Animais domesticos
  • animais domesticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!