Subst ncias tensoativas

345 palavras 2 páginas
Substâncias tensoativas Substâncias tensoativas ou Surfactantes são substâncias naturais ou sintéticas que tem como principal objetivo agir como conciliador entre compostos sem afinidade como líquidos imiscíveis, sólidos e líquidos, líquidos e gases ou gases e sólidos. Possuem em sua estrutura duas solubilidades diferentes associadas: uma parte lipofílica (ou hidrofóbica), com afinidade por compostos orgânicos, e uma parte hidrofílica, com afinidade pela água. As substâncias tensoativas se adsorvem nas interfaces líquido-líquido, líquido-gás e sólido-líquido, e se orientam de maneira que o grupo polar fique voltado para a fase que apresenta caráter polar e, da mesma maneira, o grupo apolar voltado para a fase apolar, formando um filme molecular que reduz as tensões interfacial e superficial. A estabilidade desse filme depende da natureza dos grupos hidrofílico e lipofílico do tensoativo, O grupo lipofílico é geralmente formado por cadeias hidrocarbônicas lineares ou ramificadas, contendo ou não grupos aromáticos. O grupo hidrofílico é altamente polar, podendo ser iônico ou não. Devido às esses aspectos físico-químicos os tensoativos representam uma classe de compostos de uso amplamente vesátil, sendo utilizados em muitos processos tecnológicos, em diferentes funções, tais como:
Emulsificante, agente de suspensão, dispersão de fases, lubrificante, agente farmacêutico, cosméticos, plásticos, inibidores de corrosão, indústria petroquímica, extração de metais, dentre outros.

Os tensoativos podem ser classificados em:
Iônicos: São caracterizados pela carga elétrica da parte hidrofílica e dividem-se em Aniônicos e Catiônicos.
- Aniônicos: Quando dissociados em água originam íons carregados negativamente na superfície ativa. Exemplos: sabões, compostos sulfatados, sulfonados e fosfatados.
- Catiônicos: Originam íons carregados positivamente na superfície quando dissociados em água. Exemplo: sais quaternários de amônio.
Não - Iônicos: São as moléculas

Relacionados