Subsolo

Páginas: 27 (6531 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.
Tudo isto, permitiu ao homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.
Toda a intervenção feita pelo homem pode causarimpactos ao meio ambiente assim como no meio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros.
Neste trabalho discute-se a necessidade de mudanças na forma de se pensar o processo produtivo para permitir um crescimento econômicosustentável do ponto de vista ambiental. Num momento em que empresas de grande porte aderem a sistemas de certificação ambiental, convêm discutir se apenas isto é suficiente.
O crescimento do impacto que a sociedade provoca sobre o meio ambiente global pode ser mais bem analisado se considerarmos três fatores principais, crescimento populacional, crescimento do consumo per capita e o impactoambiental de cada produto que consumimos. Ao se discutir este último fator discute-se, de fato, a tecnologia utilizada e a parcela que lhe cabe na exaustão dos recursos naturais.
As pressões por um meio ambiente mais equilibrado tem levado a indústria a adotar medidas para reduzir o impacto de suas atividades. Algumas empresas deram passos mais arrojados e passaram a pensar não apenas no impactoprovocado pelas suas plantas industriais, mas no impacto ambiental provocado ao longo de todo o ciclo de vida dos seus processos e produtos.










IMPACTOS AMBIENTAIS DA AÇÃO HUMANA

Impacto Ambiental é a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade, surgiu a partir da evolução da humana. Estas alterações precisam ser quantificadas, poisapresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. É importante saber avaliar as conseqüências de algumas ações, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projetos ou ações, ou logo após a implementação dos mesmos.
As ações humanas sobre o meio ambiente pode ser positivo ou negativo, dependendoda qualidade da intervenção desenvolvida. A ciência e a tecnologia podem ser utilizadas corretamente, contribuir enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. De acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica.
Deve ser entendido como um desequilíbrio provocado por um choque, resultante da ação do homem sobre o meio ambiente. Noentanto, pode ser resultados de acidentes naturais: a explosão de vulcão pode provocar poluição atmosférica. Mas devemos dar cada vez mais atenção aos impactos causados pela ação do homem. Quando dizemos que o homem causa desequilíbrios, obviamente estamos falando do sistema produtivo construído pela humanidade ao longo de sua historia. Estamos falando particularmente do capitalismo, mas também doquase finado socialismo.
Um impacto ocorrido em escala local pode ter também conseqüências em escala global. Por exemplo, a devastação de florestas tropicais por queimadas para a introdução de pastagens pode provocar desequilíbrios nesses ecossistemas naturais. Mas a emissão de gás carbônico como resultado da combustão das árvores vai colaborar para o aumento da concentração desse gás na atmosfera,agravando o “efeito estufa”. Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo um efeito também em escala global.
Podemos considerar que o impacto ambiental causa alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

• A saúde, a segurança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • subsolo
  • subsolo
  • Subsolo
  • Recursos do Subsolo
  • subsolo recife
  • Recursos do subsolo
  • Investigação do subsolo
  • Recursos do Subsolo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!