subsistemas de recursos humanso

1648 palavras 7 páginas
SUBSISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO
A revisão da literatura sobre a administração de recursos humanos (ARH) nas últimas décadas deixa claro um descompasso entre a percepção de problemas e identificação de tendências pelos diversos autores e a prática desta administração, principalmente em relação às empresas brasileiras, que é o interesse deste trabalho. O movimento da administração de pessoal para a área de recursos humanos é bastante conhecido, tendo ocorrido em épocas diversas para países diferentes, ou mesmo para diferentes setores da economia. O conceito de administração estratégica de recursos humanos surgiu no início da década de 80 nos Estados Unidos, tendo sido reconhecido como necessário, no Brasil, pelas organizações, apenas alguns anos depois. Pesquisas mostram como este modo de se pensar recursos humanos era ainda incipiente no final da década de 80 e, como, na década de 90, a maioria das empresas ainda não adotava muitas das práticas recomendadas por autores estrangeiros e nacionais.
Este trabalho pretende ser uma contribuição para a discussão da teoria e da prática no contexto brasileiro e foi organizado da seguinte maneira: na primeira parte, é apresentada uma breve revisão de autores que discutem a evolução do papel da área de gestão de recursos humanos; a segunda parte traz um panorama de como tem sido, na duas últimas décadas, a prática das empresas brasileiras; na terceira parte, é apresentada sucinta descrição da pesquisa realizada com especialistas da área e empresas brasileiras; na última parte, alguns dos resultados são questionados e sugerem-se indicações para pesquisas futuras.
Historicamente, as teorias clássicas e cientificas nunca foram aceitas com naturalidade por aqueles país, essencialmente democrática, onde trabalhadores e sindicatos acusaram essas teorias de promover uma espécies de exploração mais sofisticadas dos empregados em favor dos interesses dos patrões.
A teoria das Relações Humanas, portanto, veio á luz

Relacionados

  • GESTOR DE RECURSOS HUMANOS
    3055 palavras | 13 páginas
  • Plano de negócios
    35201 palavras | 141 páginas