SUBJETIVIDADE E TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

657 palavras 3 páginas
Resenha Crítica Completa
Dados Gerais
Disciplina

Professor

Aluno

Turma:

Telefone:

E-mail:

Análise do Texto
Título do Texto
SUBJETIVIDADE E TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Autor (es)
MARCIA CAVALCANTO RAPOSO LOPES
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
TRABALHO
SUBJETIVIDADE
CONTEMPORANEA
CAPITALISTA
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O artigo visa abordar a relação sujeito-trabalho na sociedade contemporânea. E inicialmente analisa as configurações dessa relação na história do ocidente, em especial a partir do final do século XVII. Mas já em um segundo momento discute as especificidades dos novos processos de trabalho que vêm se consolidando em no mundo. A partir desse exame, constrói-se uma análise sobre as diferentes implicações sociopolíticas e subjetivas desta nova realidade da organização produtiva capitalista.
Enquadramento Teórico das Idéias do Autor (no máximo 150 palavras)
A autora apresenta uma introdução levantando uma visão geral sobre as questões que envolvem o sujeito contemporâneo e logo em seguida aponta argumentos sobre o mundo do trabalho e os processos de subjetivação contemporâneos para que possa apresentar uma analise mais apurada sobre o tema.
Segue-se então uma analise histórica sobre o sujeito – trabalho, onde recua-se até a Grécia afim de buscar significado a palavra trabalho mas já abordando alguns autores, dentre eles Vernant , que visa entender a concepção do termo trabalho e a constituição subjetiva deste na vida do sujeito.
Em seguida recorre ao século XVIII, destacando especificamente o ocidente, buscando explicar a ligação entre trabalho e subjetividade tal como entendemos hoje. A partir daí nos apresenta uma visão que nos revela como a atividade laborativa torna-se uma categoria central para pensar a vida social e o ser humano.
Já neste momento segue uma analise sobre autores como Colbari (2001), Ramos (2004) Rago (1997) e Fonseca (2002) para desenrolar e abordar

Relacionados

  • Subcultura
    3812 palavras | 16 páginas