Subjetividade nas organizações

Páginas: 2 (494 palavras) Publicado: 2 de junho de 2011
A subjetividade nas organizações
Atualmente vivemos uma época de constantes e profundas mudanças no mundo, novos desafios geram novas necessidades e posturas. Um exemplo é o avançadoenvelhecimento da humanidade, vários países já vislumbram dificuldades de mão-de-obra em um futuro breve, os governos prevêem déficit orçamentário nos planos de previdência, a parcela de contribuintes será muitomenor que a quantidade de beneficiados. Enfim, podemos perceber de um modo geral, que a amplitude de controle dos gestores modernos têm-se ampliado consideravelmente nos últimos tempos.
Avelocidade necessária para o fluxo de informações dentro de uma organização (empresa) depende de muitos fatores, entretanto, a comunicação e a determinação clara das diretrizes organizacionais é fundamentalpara o pleno andamento dos diversos processos, bem como, para a consecução dos resultados esperados.
Diante do exposto constatamos que o claro entendimento da cultura organizacional e dos seusobjetivos é fator preponderante para o sucesso. Surge emtão um aspecto de grande relevância no meio empresarial atual, que é a “subjetividade nas organizações”.
A subjetividade nas organizações têm sefirmado nos últimos anos como um importante fator para a realização de uma boa gestão, conhecer as pessoas e descobrir a melhor via de comunicação com elas, de forma a compreender suas limitações eresistências é hoje imprescindível para o gestor moderno.
Ao longo dos anos trabalhando em diversas organizações, tenho percebido o enorme impacto que a subjetividade pode causar dentro de uma empresa.O entendimento das diretrizes e orientações nem sempre é claro, o colaborador influenciado por suas concepções e valores nem sempre consegue entender claramente as instruções repassadas,contribuindo assim para os problemas de gestão dentro das empresas. Hoje em dia não se concebe mais a gestão de equipes sem a devida consideração da realidade bio-psico-social dos colaboradores, estes três...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Individuo e sua subjetividade nas Organizações
  • Resenha: "gestão com pessoas, subjetividade e objetividade nas organizações.
  • subjetividade
  • Subjetividade
  • Subjetividade
  • subjetividade
  • Subjetividade
  • Subjetividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!