suberania de portugual

1427 palavras 6 páginas
1)
O Estado português é uma república constitucional democrática semi-presidencialista. Em Portugal existem quatro Órgãos de Soberania: o Presidente da República, a Assembleia da República (parlamento unicameral), o Governo e os Tribunais.
2)
A Bandeira Nacional

O verde-escuro, cor da Natureza, representa a Esperança em melhores dias, os campos verdejantes do país, e a Liberdade.
O vermelho-escarlate simboliza o valor e o sangue derramado ao longo da história, e a Vida.
A Esfera Armilar, amarela, e no centro, representa os Descobrimentos Portugueses.

O Hino Nacional
O Hino Nacional é executado em cerimónias civis e militares onde se presta homenagem a Portugal, à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ou quando se dá a saudação a um chefe de Estado estrangeiro de visita a Portugal, depois de tocado o hino do seu país. Conforme a ocasião em que é tocado ou cantado, há ligeiras versões do mesmo, desde que não se infringia as disposições apresentadas no Diário do Governo, 2ª série, n.º 206, de 4 de Setembro de 1957.

3)
a)
Maria da Assunção Andrade Esteves
Presidente da Assembleia da República

O Presidente da Assembleia da República dirige e coordena os trabalhos desta e superintende a administração, os serviços e as forças de segurança ao serviço da Assembleia. Substitui interinamente o Presidente da República em caso de impedimento temporário ou vagatura do cargo até à tomada de posse do novo Presidente eleito. O Presidente da Assembleia da República é eleito por maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funções na primeira reunião plenária da legislatura, tendo o mandato a mesma duração (quatro anos). De entre as inúmeras competências do Presidente da Assembleia da República, destacam-se a representação nacional e internacional da Assembleia e a presidência da Mesa, da Comissão Permanente, da Conferência de Líderes e da Conferência dos Presidentes das Comissões Parlamentares. É também da sua

Relacionados