SUBDESENVOLVIMENTO E CORRUPÇÃO: EFEITOS ESPECÍFICOS

2219 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA DE ECONOMIA POLÍTICA

SUBDESENVOLVIMENTO E CORRUPÇÃO: EFEITOS ESPECÍFICOS
Nicole Karolina de Sousa Almeida

Resumo:

Este artigo busca tratar da relação entre subdesenvolvimento e corrupção no Brasil, dando ênfase ao papel da administração pública como fio condutor da prosperidade de um país. Para tanto, relata problemas comuns nas grandes cidades e regiões metropolitanas brasileiras e a sua relação com a corrupção de seus administradores. Conclui que, para entregar de fato o comando da nação ao povo, é preciso um maior envolvimento da população na vida política do país, retomando os princípios da democracia representativa ao validar ou reprovar a atuação de seus representantes.

DESVENDANDO O ADMINISTRADOR PÚBLICO

A administração pública exerce papel fundamental para o desenvolvimento de um Estado. É através dela que o país enxerga novos horizontes, estabelece prioridades e resguarda os interesses de seu povo. Da Administração Pública depende a concretização de direitos sociais fundamentais, como saúde, educação, alimentação, trabalho, habitação, lazer, segurança publica: direitos essenciais para a própria sobrevivência humana.
A fim de garantir esses direitos e a prosperidade do país, cabe a administração pública a formulação e aplicação de políticas capazes de fomentar o seu desenvolvimento, resguardando a sua legitimidade interna e externamente. Para tanto, requer governantes comprometidos com o bem estar público e o progresso da nação.
“a concretização de tais direitos é incompatível com uma administração desonesta e negligente. Fundamental, portanto, que todo agente público – desde o do mais alto escalão até o mais baixo – atue com observância irrestrita aos princípios que regem a boa Administração Pública, não sendo por outro sentido que foram eles cristalizados no art. 37, caput, da Constituição Federal de 1988, regra que

Relacionados

  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas
  • Monitoramento Comercial
    85395 palavras | 342 páginas