Subcuturas juvenis

844 palavras 4 páginas
Subculturas Juvenis
Tribos urbanas

CULTURA
Conjunto coerente e interdependente de normas, crenças e valores que configuram o modo de vida característica de uma sociedade.
Pode ser herdada dos nossos ascendentes, sendo alterada de acordo com o contribuído dos novos agentes da sociedade.
Cada sociedade é caracterizada por uma certa cultura que lhe confere uma marca específica.

Subcultura é o conjunto de particularidades culturais de um grupo que se distancia do modo de vida dominante sem se desprender dele.
Não se trata de um terno pejorativo para indicar uma cultura inferior,tratasse apenas de um terno de divisão.

Subcultura: conjunto de elementos culturais específicos de certo grupo social, como um micro-grupo que pode coexistir pacificamente na sociedade ou constituir uma subcultura desviante, relativamente ao padrão cultural dominantes, imposto pelas elites que têm uma influência sócio-política e económica decisiva. (betinhos, saloios...)
§ Modos de pensar e agir muito próprios, com comportamentos simbólicos e lingüísticos muito idiossincráticos (muito específicos, íntimos e pessoais).
§ Coexistir em conformidade com o modelo social vigente.
§ Factor de mudança: a especificidade das suas ideias e práticas pode cativar, estimular membros de outros grupos a reconhecer e a integrar grupos deste género (positivo) ou pode entrar em choque com os valores e práticas dominantes da sociedade (negativo, como maçons, homossexuais...)

O que é?
As tribos urbanas (ou metropolitanas) são constituídas de microgrupos que tem como objetivo maior estabelecer "redes de amizades" a partir dos interesses e afinidades em comum. Essas agregações apresentam uma conformidade de pensamentos, hábitos e maneiras de se vestir.São pessoas na sua grande maioria jovens e habitantes de grandes metrópoles,por isso a denominação: Tribos Urbanas Juvenis.

Qual a sua origem?
O primeiro a cunhar a expressão "tribo urbana" foi o sociólogo francês Michel Maffesoli,

Relacionados

  • Trabalho criminologia
    1756 palavras | 8 páginas