SUB 1 1TRI CAP1TB A

1074 palavras 5 páginas
1- Não é melhor nem superior a todos os outros, mas sim diferente, porque pensa o próprio pensamento e ações. Estamos nos referindo a?
a) Atitude filosófica
b) Análise filosófica.
c) Capacidade filosófica.
d) Experiência filosófica.
e) Ignorância filosófica.

2- Analisar sua relação com a escola, com a família, mudar de curso, trocar de emprego, pensar sobre o amor, a morte, a solidão, são indagações que denominamos como sendo:
a) Filosofia do cotidiano.
b) Filosofia auto reflexiva.
c) Reflexão.
d) Filosofia de Vida.
e) Filosofia da vida.

3-Na sociedade moderna, parece ser válido apenas o que é útil, portanto a Filosofia parece ser um conhecimento desnecessário, no entanto, a Filosofia é necessária. Aponte os motivos que podem confirmar sua necessidade.
I- Olhar diferente
II- Desestabiliza o status quo
III- Vai contra o imobilismo
IV- Senso comum é sua base

a) I e II.
b) I, III e IV
c) I, II, III, IV
d) II, III, IV
e) I, II, III

3- Ação de perguntar, fingindo ignorar, arte de fazer o conhecimento vir à luz, são definições da filosofia de Sócrates conhecidas como:
a) Ironia e maiêutica.
b) Ignorância e sabedoria.
c) Saber e não saber.
d) Ironia e sabedoria.
e) Virtude e justiça.

4- É uma forma mais remota de crença, um meio de se relacionar com o sobrenatural, era transmitido pelos aedos e rapsodos. Estamos nos referindo ao:

a) Medo.
b) Mito.
c) Épicos.
d) Caos.
e) Cosmogonia.

5-"Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental." A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por

Relacionados