Sua noção de certo e errado

Páginas: 4 (963 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Centro Universitário da Bahia – FIB
Disciplina: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Professor: Cláudio Bastos Meron Neves

Sua noção de certo e errado vem das raízes inconscientes do sentimentosocial e, portanto, é irracional, compulsivo e forte. Kroeber.

Em 1705, Bernard Mandeville, médico londrino de ascendência francesa, mas nascido e criado na Holanda escreveu um notável poemachamado O ZUMBIDO DA COLMÉIA, mais tarde relançado com o título A fábula das abelhas. Nessa fábula, a colméia tornou-se rica, feliz e poderosa ao passo que, individualmente, as abelhas eram gananciosas,ambiciosas e corruptas; porém, ao serem convertidas a uma moralidade menos egoísta, seu império começou a desmoronar. As abelhas bem-aventuradas de júbilo e honestidade entraram numa árvore oca.Mandeville não foi nem o primeiro nem o último filósofo a chamar a atenção para a diferença entre moralidade pessoal e nacional, mas provavelmente ninguém o fez com tanta perspicácia e simplicidade paraenfatizar os objetivos alternativos dos sistemas morais construídos pelo homem.
O século XX assitiu ao abandono gradual e universal dos códigos das grandes religiões, geralmente sem quenenhuma filosofia estável e bem definida viesse a substituí-Ios. Mais adiante veremos os problemas que acompanham essa questão, mas como ponto de partida será útil discutir primeiro como surgem os sistemasmorais.
Embora fundamentalistas de muitas religiões ainda possam afirmar que seus códigos resultam de decretos divinos, provavelmente é correto dizer que agora a maioria das pessoas reconheceque os códigos morais são inventados pelo homem: tratam-se de regras de comportamento elaboradas por grupos de pessoas ou indivíduos para tornar a existência mais agradável para a maioria.Essa artificialidade não significa que a moralidade seja ante natural ou que o homem sem código moral seja necessariamente mau. Afinal de contas, sinais de comportamento moral são encontrados nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • certo e errado
  • Política de cotas: certo ou errado
  • CE certo e errado.
  • LABRADOR: CERTO x ERRADO
  • Quem te ensinou o que é o certo e o errado?
  • Escreva certo (c) ou errado (e)
  • o uso da lingua em certo e errado
  • Clonagem: Certo ou errado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!