Su00C9RIES ESTATu00CDSTICAS OK

306 palavras 2 páginas
SÉRIES ESTATÍSTICAS

Denominamos séries estatísticas toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.

TABELAS: Tabela é um quadro que resume um conjunto de observações

Um dos objetivos da estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir para que tenhamos uma visão global da variação dessa ou dessas variáveis. E isso ela consegue inicialmente apresentando esses valores em TABELAS e GRÁFICOS, que irão nos fornecer rápidas e seguras informações a respeito das variáveis em estudo, permitindo-nos determinações administrativas e pedagógicas mais coerentes e cientificas.

A tabela é a estrutura fundamental de um sistema de gestão de bases de dados, ela é composta por:
CORPO: Conjunto de linhas e colunas que contém informações sobre a variável em estudo
CABEÇALHO: Parte superior da tabela que específica o conteúdo das colunas
COLUNA INDICADORA: Parte da tabela que específica o conteúdo de linhas
LINHAS: Retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas.
CASA ou CÉLULA: Espaço destinado a um só número
TÍTULO: Conjunto de informações, as mais completas possíveis, respondendo as perguntas: O que? Quando? Onde, localizado no topo da tabela.
Há ainda a considerar os elementos complementares da tabela, que são a FONTES, as NOTAS e as CHAMADAS, colocadas, de preferência no seu rodapé.
Exemplo:

PRODUÇÃO DE CAFÉ
BRASIL 2010 - 2014
ANOS
PRODUÇÃO (1.000 T)
2010
2535
2011
2666
2012
2122
2013
3750
2014
2807
Fonte: IBGE

DADOS ABSOLUTOS E DADOS RELATIVOS

Os dados estatísticos resultantes da coleta direta da fonte, sem outra manipulação senão a contagem ou medida são chamados DADOS ABSOLUTOS.

DADOS RELATIVOS são o resultado de comparações por quociente (razões) que se estabelecem entre dados absolutos e têm por finalidade realçar ou facilitar as comparações entre quantidades.

Relacionados