Suícidio e gabriel tarde

Páginas: 2 (362 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
A importância do Suicídio-Estudo Sociológico

Tentar o suicídio pode ser encarado sob dois prismas: o primeiro deles é a cobardia e o outro a coragem. Coragem porque para colocartermo à vida é preciso muita dose dessa força, e cobardia porque se fogem dos problemas em busca de uma saída fácil e que não implique grandes responsabilidades no futuro. É sobre os factores que podemlevar alguém a suicidar-se que trata este estudo sociológico.

O suicídio implica um vasto conjunto de factores e causas. Os motivos que levam uma pessoa ao suicídio podem ser diversos, unsmais cruéis que outros, mas todos eles são o reflexo de um grave problema psicológico que foi, ou não, detectado anteriormente a esse ocorrido. Ainda assim, o suicídio é sempre um forte sinónimo deque algo corria deveras mal na existência da pessoa.

Émile Durkheim analisa neste livro o fenómeno do suicídio como algo encarado do ponto de vista individual e também colectivo. Opróprio social, segundo o autor, parece ter aqui uma importância extrema para o desencadear desta situação. Mas, será o suicídio apenas aquilo que se entende como tal? Não pode o ser humano suicidar apenasuma parte dele e continuar a viver?

O social, enquanto máquina despoletadora do suicídio, pode conduzir a um processo de imitação ao qual é difícil colocar-se um entrave. Na época emque Durkheim escreveu o livro os suicídios de católicos eram menos habituais do que os de protestantes, e os de homens casados menos frequentes que os dos celibatários. Assim, há a tendência para seseguir uma determinada linha padrão em prol de uma forma de vida.

É neste âmbito que Durkheim encontra o social como um forte estímulo para o suicídio, consoante as raízes, tradições,crenças, valores, e grupos nos quais o ser humano está inserido. Mais do que um fenómeno isolado e solitário, o suicídio é aqui encarado como algo social e colectivo, embora o autor faça também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gabriel Tarde
  • A opinião e as massas
  • JEAN GABRIEL TARDE
  • Resenha do texto: “comunicação, público e multidão em gabriel tarde"
  • Representações Sociais de Suicídio Indígena em São Gabriel da Cachoeira
  • Ensaio sobre um dos clássicos
  • De Tarde
  • Mais tarde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!