Stress

Páginas: 13 (3222 palavras) Publicado: 14 de maio de 2014
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO






O STRESS

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO









LAMEGO, MARÇO DE 2014
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE LAMEGO





O STRESS

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO


CET DE SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
UNIDADE FORMATIVA DE EDUCAÇÃO PARA ASAÚDE E QUALIDADE DE VIDA




DISCENTES:
ANA TEIXEIRA, Nº2886
SOLANGE PACHECO, Nº 2887
LAMEGO, JANEIRO DE 2014
Índice


ÍNDINCE

INTRODUÇÃO

Realizamos este trabalho no âmbito da disciplina de “Educação para a Saúde e Qualidade de Vida”. No qual iremos abordar o tema “O Stress”.
Com este trabalho temos como objetivo dar a conhecer os problemas, as causas, os fatores, os sintomas, bemcom as consequências e as formas de evitar o stress, pois existem vários tipos de stress nos quais assinalámos o Stress Ocupacional e o Stress no mundo Académico.
Achamos importante esta temática, pois nos dias de hoje dada a agitação do dia-a-dia este problema está cada vez mais patente na vida das pessoas. É um problema que acarreta consequências nefastas e pode levar a outros problemas.

I– CONCEITO

“O stress é uma reação muito forte do organismo quando o indivíduo enfrenta qualquer tipo de evento seja ele bom ou mau e que altera a vida desse sujeito.” (Benke & Carvalho, s.d)
“O stress também pode ser positivo quando caracterizado pelo entusiasmo, pela gana, pela excitação, quando as pessoas encaram os desafios, as pressões do dia-a-dia como uma forma de crescimento pessoal eprofissional.” (Benke & Carvalho, s.d)
II - TIPOS DE STRESS
II.1 - Stress Ocupacional

Segundo Kyriacow e Sutcliffe (1981 CAMELO; ANGERAMI, 2004), definem o stress ocupacional como um estado emocional desagradável, pela tensão, frustração, ansiedade, exaustão emocional em função de aspetos do trabalho definidos pelos indivíduos como ameaçadores.
Pode-se definir o stress ocupacional a partirdo enfoque nos stressores organizacionais que permitem diferenciar dois tipos de estudo: os de stress ocupacional e os de stress de forma geral. O ocupacional enfoca stressores relacionados ao ambiente de trabalho, e os de forma geral stressores gerais na vida do indivíduo (PASCHOAL; TAMAYO, 2006).
Para Albrecht (1988, CAMELO; ANGERAMI, 2004), os stressores podem ser classificados em três fatoresna situação de trabalho: físicos, sociais e emocionais. Consideram-se fatores estressantes relacionados ao stress funcional a sobrecarga de trabalho.
Por exemplo, um trabalhador que relata a existência de excesso de trabalho pode não percebê-la como prejudicial, mas sim, como positiva e estimulante. Essas características situacionais e pessoais podem interferir no julgamento do indivíduo. Assim,definir stress ocupacional como stressores organizacionais deixa uma lacuna relativa à avaliação do indivíduo sobre os eventos do trabalho (PASCHOAL; TAMAYO, 2006).
O stress ocupacional complica-se quando existe por parte do indivíduo a noção de muitas responsabilidades e poucas possibilidades de autonomia e controle. As dificuldades em adaptar-se a essas condições levam ao stress, portanto aadaptação de um indivíduo a uma nova situação exige um investimento de recursos que vai depender do seu tipo de comportamento, das suas crenças e expectativas frente ao mundo.

O stress no trabalho pode ser evitado ou combatido através de um ajustamento funcional, da promoção da autoconfiança, da progressão e promoção na carreira e de um apoio social eficaz (AFONSO, 2006).
Neste sentido, assumemparticular importância a implementação de serviços técnicos de prevenção e vigilância da saúde nos locais de trabalho; o desenvolvimento de programas de prevenção de riscos profissionais para todos os trabalhadores; e a formação dos trabalhadores, chefias e dos representantes eleitos para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

II.2 - Stress e o mundo Académico

Segundo Mondardo e Pedon...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Stress
  • Stress
  • Stress
  • Stress
  • stress
  • Stress
  • STRESS
  • Stress

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!