Stres do enfermeiro frente a urgencia e emergencia

2092 palavras 9 páginas
BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO

ALUNA: ELIZIANE BIONI SILVA
PÓS GRADUAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
GOIÂNIA - GO
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais
Código de Ética da Enfermagem
Art.16 - “assegurar ao paciente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência”
Art. 26 “o dever de prestar adequadas informações ao paciente e á família a respeito da assistência de enfermagem, possíveis benefícios, riscos e conseqüências eu posam ocorrer”.
Art. 27 - “respeitar e reconhecer o direito do paciente de decidir sobre a sua pessoa, seu tratamento e bem estar”
. A emergência é caracterizada com sendo a situação onde não pode haver uma protelação no atendimento, o mesmo deve ser imediato. Nas urgências o atendimento deve ser prestado em um período de tempo que, em geral, é considerado como não superior a duas horas.
Princípios éticos presentes na vida do profissional de enfermagem que atendem urgência e emergências:
BENEFICIÊNCIA; RESPEITO ÀS PESSOAS; JUSTIÇA
A assistência aos pacientes em emergência ou urgência pode gerar reflexões que envolvem temas como critérios de acesso aos cuidados (triagem); limites de tratamento, medidas extraordinárias, medidas fúteis; preservação da privacidade e confidencialidade.
TRIAGEM: Termo utilizado para descrever a situação onde os profissionais de saúde tem que escolher qual o paciente que irá ser atendido em primeiro lugar, especialmente em serviços de emergência nos hospitais. Nestas situações utiliza-se o critério de

Relacionados

  • Relat Act Terras
    24128 palavras | 97 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Sol da meia noite
    74515 palavras | 299 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas