Stgsav

5427 palavras 22 páginas
Desenvolvimento Pessoal e Profissional

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Neste capítulo desenvolverei a importância da Supervisão Clínica na Enfermagem no desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros. Desenvolverei conceitos que considero cruciais e estruturantes de todo este processo: crescimento, desenvolvimento e maturidade, teorias do desenvolvimento humano, desenvolvimento pessoal e profissional e a supervisão clínica como estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro, liderança e relação.

Atalhos para Subcapítulos

CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E MATURIDADE

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS

SUPERVISÃO CLÍNICA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO

LIDERANÇA E RELAÇÃO

Em jeito de introdução a este capítulo passo a digitalizar o prefácio do Livro «Da Aprendizagem construída ao Desenvolvimento Pessoal Profissional», em que o Professor Doutor Miranda Santos, Catedrático de Psicologia, faz uma abordagem à importância do desenvolvimento pessoal do enfermeiro, desde a aprendizagem técnica e relacional à elaboração pessoal dessa aprendizagem com efeito no seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo de uma aprendizagem construída.

E é nesta perspectiva que neste capítulo, procurarei demonstrar que a supervisão clínica na enfermagem é efectivamente um caminho para que este desenvolvimento se faça de modo a que um adulto experiente possa ajudar outros que se estão a tornar adultos no início do seu desenvolvimento profissional.
ISBN: 972-8485-69-7
Autores: Manuel Alves Rodrigues; Ana Maria Pereira; Carlos Santos Ferreira
Nº de Páginas: 152
Formato: 15 X 21 cm
Editora: Formasau
Ano de edição: 2006
Da Aprendizagem construída ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional

PREFÁCIO

A característica fundamental dos humanos manifesta-se por duas actividades principais: uma elaboração cuidada dos dados da situação e/ou

Relacionados