stephani fantaus

535 palavras 3 páginas
A cruz suástica

Poucos conhecem a verdadeira história e trajetória cultural da suástica, geralmente associada ao nazismo por ter sido seu símbolo máximo, mas é muito mais antiga e tem muito mais significados.
Algumas pesquisas mostram que este símbolo surgiu a mais de 3000 anos atrás em moedas da Mesopotâmia, além disso, muitas outras culturas o usaram em objetos históricos do país.
Em sânscrito a palavra “suástica” significa “aqui que traz sorte”, mas a posição dos braços da suástica define se traz boas ou más energias (a suástica solar, a qual foi o símbolo do nazismo, gira no sentido horário e atrás boa sorte; já a suástica noturna que gira em sentido anti-horário é usada para invocar espíritos malignos).

Nazismo
A associação entre o nazismo e a suástica vem dos antigos arianos da Índia, que invadiram o país e usaram a cruz suástica como símbolo dos invasores brancos. Na Índia, era (e ainda é) usado o sistema de castas para diferenciar as pessoas, ideia que segundo os nazistas deveria servir de modelo para o resto do mundo, pois evitava que raças diferentes se misturassem. Eis a justificativa para a suástica ser o símbolo máximo do nazismo. Em seu livro “Minha Luta” Hitler fala sobre a bandeira da Alemanha nazista: “o vermelho expressa o pensamento social que está sob o movimento. Branco, o pensamento nacionalista. E a suástica significa a missão a nós reservada: a luta pela vitória da raça humana ariana, e ao mesmo tempo o triunfo do ideal de trabalho criativo em si inerente que será sempre antissemítico”.

Hinduísmo primitivo

No hinduísmo, a suastica é vista como sagrada a mais de um milênio e meio, e tem vários significados sendo o mais importante o Sol, seus raios representados pelos braços da suástica, representando a força da qual é impossível viver sem.

Suástica na América do Norte
Muito antes do nazismo, a suástica era frequentemente usada nos Estados Unidos, tendo diversos significados:
-As estradas

Relacionados

  • A523e75ec8f2332010f93d2bf450dec3
    486248 palavras | 1945 páginas