Stefanieb

2323 palavras 10 páginas
Realidade Aumentada

O que é a realidade Aumentada?

Sam Bergen, director criativo de inovação digital na agencia de publicidade ogilvy

A realidade aumentada irá fazer parte do dia a dia de cada vida.

Existem vários investigadores nesta área e que pesquisam acerca desta matéria pois todos dias que passa as tecnologias evoluem

Em 1992 thomas caudel e David mizell cunharam o termo realidade aumentada ao relatar um trabalho do grupo virtugal systems research and technology da boeing computer services.

As primeiras definições restrigiam a RA aos sistemas que utilizavam head mounted displays HMD

Segundo janin et.al. 1993 utiliza-se o termo RA para definir um HMD que permite ao utilizador visualizar um ambiente com uma sobreposiçãoo de gráficos computacionais.

Blade e padgett 2002 que afirmam que a realidade aumentada utiliza óculos transparentes nos quais se exibe um conjunto de informação transmitida por computador que é sobreposta ao mundo real.

Para barfield 1995 p.543 o conceito de realidade aumentada “ refere-se à ampliação do mundo real com imagens sintéticas, nao se reque que a cena seja completamente gerada por computador, mas sim que a imagem virtual se utilize como complemento da cena do mundo real. A realidade aumentada nao deve entender-se como exclusivamente visual mas deve incluir também informações tácteis tangíeis e auditivas.

Segundo azuma 1997 a realidade aumentada é uma variação de realidade virtual. No entanto enquanto nos sistemas de realidade virtual o utilizador esta completamente imerso no ambiente virtual nao podendo visualizar o mundo real que o rodeia, nos sitemas de realidade aumentada o utilizador pode ver o mundo o que rodeia com sobreposições de objectos virtuais sobre o mundo real. A realidade aumentada amplia a realidade em vez de a substituir completamente.

Para bartfield e caudel 2001 a RA é a primeiramente uma tecnologia que aumento os nossos sentidos.

Obst e troller 2009 definem realidade

Relacionados