steelfreme

3205 palavras 13 páginas
ECC8058 – SISTEMAS ESTRUTURAIS E TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO VIII

Prof. João Kaminski Junior

Artigo

Construções de light steel frame
Diante do crescimento populacional e dos avanços tecnológicos, a indústria da construção civil no mundo tem buscado sistemas mais eficientes de construção com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o desperdício e atender a uma demanda crescente.
Apesar de, no Brasil, a construção civil ainda ser predominantemente artesanal, caracterizada pela baixa produtividade e principalmente pelo grande desperdício, o mercado tem sinalizado mudanças nessa situação, mas ainda de forma lenta se comparada a outros setores da economia. Dentro dessa realidade, os construtores têm buscado investir em processos construtivos mais eficientes que resultem em produtos de melhor qualidade sem aumentos significativos dos custos, a fim de se tornarem mais competitivos, como forma de garantir a presença de suas empresas no mercado.
O caminho para mudar esse quadro, como afirma Dias (2000), passa necessariamente pela construção industrializada, com mão-deobra qualificada, otimização de custo mediante contenção do desperdício de materiais, padronização, produção seriada e em escala, racionalização e cronogramas rígidos de planejamento e execução. Apesar de as empresas construtoras brasileiras serem tradicionalmente resistentes às modernizações dos seus meios de produção, a introdução de inovações tecnológicas é a melhor forma para se atingir a industrialização dos processos construtivos.
Porém, essas inovações devem ser economicamente viáveis e compatíveis com os condicionantes nacionais, para que a construção industrializada possa ser a solução real no panorama brasileiro (Sales, 2001). Outrossim, para que essas iniciativas sejam bemsucedidas estas devem ser incorporadas e analisadas a partir de uma visão sistêmica. Visão essa que além de promover a integração e coordenação entre todos os subsistemas da edificação, priorize o

Relacionados