Status e papel social

Páginas: 13 (3250 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

Status e Papel
Ter ou não status não depende do indivíduo ter mais ou menos prestígio social do que outro. Todos os indivíduos que vivem dentro de uma sociedade, possuem status. No filme “O sorriso de Monalisa” percebemos isso ao abordarmos, por exemplo, Katherine Watson, personagem principal. Claramente notamos alguns status como o deprofessora, mulher, solteira. Como também, ao abordarmos Bill Dunbar, notaremos o status de professor, homem, solteiro. Segundo Durkheim, o status já existe socialmente, não somos responsáveis por ele. Assim, o status é uma realidade independente dos indivíduos, pois eles não são, mas ocupam aquele status.
Há diversos tipos de status, como o atribuído que sua obtenção independe doindivíduo; o adquirido que é aquele que nós por ventura alcançamos socialmente; o específico que é o de caracterização única; o geral que é o conjunto de vários status específicos e o principal, que é aquele que a sociedade atribui maior valor. Usando o exemplo da personagem Betty Warren que inicialmente possui o status geral de mulher, aluna, solteira, amiga, filha e ao decorrer do filme, alguns statusse atualizam em virtude dos fatos que ocorrem. Como por exemplo; para o de casada, dona de casa, submissa. Já o status principal, que é absurdamente definido pelo contexto em que a sociedade vive. No filme, percebemos que o status principal é o de casada. Por isso, que sua mãe zela tanto pelo seu casamento para que tudo saia perfeito. Tanto na festa, quanto na vida conjugal. Vemos isso nos trechosem que o seu marido está completamente ausente e ela tenta passar uma noite solitária na casa da mãe que a expulsa, dizendo que ali não é mais a sua casa, que deveria ficar a espera do marido em sua nova casa. Como também vemos em um momento posterior, seu esforço e sua autoridade tentando obrigar a filha a não se separar, pois mulher divorciada é vista de forma negativa perante a sociedade.Atualmente, nas sociedades modernas, acreditamos que o status principal é a profissão do individuo. Percebe-se uma característica dessa modernidade na professora Katherine Watson, que luta contra a visão tradicionalista de que a mulher deveria apenas se casar, ser submissa e cuidar do lar. Ela tenta mostrar que é possível fazer as duas coisas e não desperdiçar os talentos incríveis daquelasjovens, fazendo com que as mulheres de certa forma, conquistassem uma maior autonomia, que também é uma característica primordial da sociedade moderna. Já o papel que cada um desempenha está intimamente ligado ao status. Podemos classificá-lo como o status em ação. Ou seja, é a dimensão comportamental do status. Assim, é esperado de nós determinados desempenhos de acordo com o status que nósocupamos. Percebemos que todos esperam da mulher que elas sejam excelentes no seu papel de mãe, esposa, educadora, gestora do lar. Tanto é que possuem aulas com a professora Nancy Abbey, que ensina as futuras esposas como gerenciar o lar, como agradar em todas as ocasiões ao marido, inclusive em jantares importantes e como se comportarem diante de imprevistos. Não esperam das alunas da escola Wellesleyque cursem uma universidade e sejam brilhantes profissionais e sim brilhantes esposas e donas de casa. A prova disso é uma gincana que tradicionalmente ocorre todo ano promovida pela escola, quem ganha os obstáculos de cada prova, casará primeiro.
Nota-se também durante o filme, o conflito inter papéis ocasionado pela professora Watson ao afirmar que era possível cursar umauniversidade e cuidar da casa ao mesmo tempo. Porém, nunca deixou de ser um conflito dentro do próprio papel, pois se exige da mulher os cuidados com a casa, família e ao mesmo tempo, também se exige uma qualificação profissional, ou seja, é exigido dela coisas que atrapalham o outro critério de exigência. Vê-se essa exigência profissional claramente na sociedade moderna, não ainda na sociedade abordada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Status e Papel Social
  • Status e Papel Social
  • Status, papel e Função social
  • Sistema de status e papéis sociais
  • Status e papel social
  • Status social
  • status sociais
  • Cidadania Classe Social e Status

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!