Starbucks

Páginas: 17 (4148 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
INTRODUÇÃO: Adam brotman

Vender cafezinho nos Estados Unidos virou um case de sucesso empresarial e editorial. Tudo em virtude da STARBUCKS. Um dia de manhã, um final de tarde, um sábado ou uma fria noite de quarta-feira. Qualquer dia e hora são propícios para tomar um bom café num lugar onde você possa sentar com conforto, abrir seu notebook e trabalhar, ou simplesmente pegar seu café e sair.Essa é a proposta da STARBUCKS: tornar o estabelecimento um espaço aconchegante e prazeroso para seu cliente. Os especialistas em marketing acreditam que a marca tenha potencial para se tornar igualmente poderosa quanto a Coca-Cola. A história da marca é uma das mais notáveis do mundo dos negócios nas últimas décadas; ela mudou o modo americano de consumir café, transformando o produto em umaobsessão nacional e a marca no maior símbolo global cafeínado do momento.

A história
A trajetória da STARBUCKS COFFEE começou exatamente no dia 30 de março de 1971 na região portuária da cidade de Seattle, localizada na costa oeste dos Estados Unidos, com a inauguração de sua primeira loja, um pequeno espaço dentro do modesto shopping Pike Place aonde se vendia apenas torrefação de café, ideiados professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e do escritor Gordon Bowker, todos apaixonados por café. Os três sócios foram inspirados por Alfred Peet, fundador do Peet’sCoffee & Tea, um pequeno estabelecimento que vendia cafés e chás na cidade californiana de Berkeley. A princípio, a empresa vendia apenas grãos de café de alta qualidade provenientes de várias partes do mundo torrados na hora. Amarca teve seu nome inspirado em parte pelo personagem “Starbuck” do clássico da literatura americana Moby Dick, escrito pelo autor nova-iorquino Herman Melville em 1851, e seu logotipo continha o desenho de uma simpática sereia marrom bem mais rudimentar que a sereia verde dos tempos atuais. O nome e a simbologia mística da sereia pareciam apropriados para uma loja que importava os cafés maisfinos do mundo para a população de Seattle, sempre sedenta de novas aventuras.

A história da marca começou a mudar quando, em 1982, mesmo ano em que a STARBUCKS começou a fornecer café para bares e restaurantes sofisticados, Howard Schultz, que largou a gerência de uma firma sueca chamada Hammarplast, ingressou na empresa como diretor de operações e marketing. Após uma viagem à cidade de Milão em1983, ele sugeriu que a empresa passasse a vender cafés expressos além de grãos, depois de impressionar-se com a popularidade e a cultura dos chamados “bares de café expresso” na cidade italiana. Os proprietários, apesar de testarem servir café latte na primeira loja da empresa em 1984, rejeitaram a ideia, acreditando que isso mudaria drasticamente o foco da STARBUCKS, pois café até então era algoque deveria ser feito em casa. Certo de que havia muito dinheiro a ser ganho vendendo café expresso para os americanos, Schultz fundou em 1985 um o bar-café Il Giornale, nome de um grande jornal da Itália, que também carregava a conotação básica de diário, localizado em um novo conjunto de escritórios comerciais que se tornou o maior arranha-céu de Seattle, o Columbia Center. Se servisse umexcelente café com a elegância e o estilo italiano, poderia esperar que as pessoas retornassem diariamente. E foi o que aconteceu. Depois de provar os lattes (leite vaporizado e café expresso, delicadamente coberto por espuma de leite) e mochas (café expresso, leite vaporizado e chantilly), a clientela de Seattle rapidamente tornou-se aficionada por café.
O sucesso foi tão grande que em 1987, Schultzcomprou as 6 lojas de Seattle, a torrefação e o nome STARBUCKS por US$ 4 milhões, trocando a marca Il Giornale pela da empresa que havia acabado de adquirir, começando rapidamente a se expandir, inaugurando as primeiras lojas fora de Seattle, localizadas na cidade de Chicago, estado do Illinois, e Vancouver, no Canadá, totalizando ao final deste ano 17 unidades em funcionamento. Em 1988, já com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Starbucks
  • starbucks
  • STARBUCKS
  • Starbucks
  • starbucks
  • STARBUCKS
  • Starbucks
  • Starbucks

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!