Starbucks

Páginas: 4 (857 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
Com a decadência do consumo de café nos Estados Unidos, em 1971, foi fundada a STARBUCKS com um novo conceito de lojas vendendo os mais finos grãos importados, além de equipamentos para preparar ocafé. A primeira loja não vendia café pronto, somente grãos.

Em 1982, com a chegada de Howard Schultz, que viu uma nova possibilidade para a empresa quando estava em Milão na Itália, a negócios, aoentrar em uma cafeteria e teve uma revelação divina. “ Não havia nada parecido na América. Era como estar na varanda de casa, batendo papo com os amigos.Foi uma experiência emocionante”.

Schultznão pensou duas vezes e levou o conceito para os Estados Unidos. Começou, então, a criar um ambiente para as cafeterias Starbucks, um ambiente capaz de unir a elegância italiana à informalidadenorte-americana. Para ele a Starbucks se tornaria um tipo de ‘prazer pessoal’ para os clientes, um ‘terceiro lar’, um lugar confortável, de reunião social, fazendo uma ponte entre o trabalho e a residência.Com um planejamento cuidadoso,a expansão geográfica da Starbucks pelos Estados Unidos seria gigantesca. Todas as lojas seriam gerenciadas por ela mesma e não haveria franquias. Schultz sabia queele e sua equipe de executivos deveriam ter controle total para cultivar uma imagem de qualidade sem igual e com a finalidade lucros maiores, franqueados talvez sacrificassem o compromisso da Starbuckscom a excelência.

Com uma estratégia de expansão do tipo hub ( centro de atividade ou distribuição), na qual as cafeterias entravam em um novo mercado como um grupo coeso. Para cada região, umagrande cidade serviria de hub e equipes de profissionais treinados apoiavam o novo aglomerado de lojas.

Nos dois primeiros anos a Starbucks abriu 20 ou mais lojas. A partir do hub, as lojas seespalhavam para mercados radiais: pequenas cidades satélites e bairros nobres das proximidades.

Inicialmente a Starbucks crescer rapidamente bastante organizada. Com isso se espalhou rapidamente nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Starbucks
  • starbucks
  • STARBUCKS
  • starbucks
  • STARBUCKS
  • Starbucks
  • Starbucks
  • Starbucks

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!