Stanley morison

Páginas: 8 (2000 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Biografia de Júlio:

Júlio Maria dos Reis Pereira nasceu em Vila do Conde a 1 de Novembro de 1902. Desde adolescente que mostrava uma apetência pela cultura, publicando poemas num Semanário da sua terra. Em 1919 matricula-se em Engenharia na Faculdade de Ciências do Porto (concluído em 1928). Entretanto, matricula-se também na Escola de Belas-Artes, já que a sua paixão eram as belas-artes.
Nodecurso da década de 20 colabora no grafismo de obras de seu irmão, José Régio, desenha para obras deste e para a "Presença".
Em 1935 realiza na Sociedade Nacional de Belas-Artes a primeira exposição individual. No ano de 1932 publica, sob o pseudónimo de Saul Dias, um livro de poesia intitulado "Mais e mais".
Em 1936 vai trabalhar para a Direcção dos Edifícios e Monumentos Nacionais de Coimbra.Mas logo em 1937, vai para a Direcção sita em Évora, cidade onde vive e trabalha até 1972, ano em que regressa a Vila do Conde.
No ano de 1936 participa na Exposição dos Artistas Modernos Independentes (com o pseudónimo "Júlio"), figurando ao lado de artistas plásticos como Almada Negreiros e Vieira da Silva.
Residindo em Évora, começa a coleccionar em 1942 Bonecos de Estremoz, constituindo umafabulosa colecção de 375 peças, as quais juntou ao longo de 28 anos. Vendeu as peças à Câmara Municipal de Estremoz em 1971, sendo estas expostas no Museu Municipal de Estremoz em 1975.
No ano de 1953 expõe suas obras plásticas em São Paulo. No ano de 1958 vence o primeiro prémio de desenho no IV Salão de Outono do Estoril.
Em 1962 é publicada a "Obra poética de Saul Dias".
Entre 1979 e 1980,realizam-se exposições da sua obra em Vila do Conde, no Museu Soares dos Reis e na Fundação Gulbenkian.
Faleceu na sua terra natal em 1983, com 81 anos.
Em 2002 o Museu Municipal de Estremoz realiza uma homenagem em sua honra, procurando lembrar o papel desta personalidade no desenvolvimento e recuperação dos Bonecos de Estremoz, ao ter vendido a sua magnífica Colecção à Câmara Municipal deEstremoz em 1971.
O Museu Municipal de Estremoz e o de Vila do Conde trabalharam em conjunto em 2008 em exposições, conferências e actividades educativas que relembraram a obra de Júlio Reis Pereira, no ano do 25º aniversário do seu falecimento.

Dois nomes para duas artes

Este artista é portador de duas artes, a de pintura e a de poeta e para uma delas atribui um nome: para a pintura utiliza onome de Julio, é a simplificação do seu próprio nome, prescindindo do acento, e para a poesia utiliza o pseudónimo de Saul Dias. Importante será dizer que não aparece nunca Saul Dias sem a companhia de Julio, como se o poeta não fosse inteiramente autónomo, mas necessitasse sempre de ilustrações do pintor, por sua vez, expõe muito em seu nome próprio e sem versos a acompanhar.
Este desdobramentode nomes tem a ver com as suas publicações na revista “presença”, dirigida por seu irmão, José Régio, João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca.


O movimento cultural da Presença

Logo no número 1 da presença vem um desenho de Julio, que contribuiu com outros desenhos para a revista ao longo dos 15 anos da sua publicação.
A relação que se estabelece entre os dois irmão é desde logomuito produtiva do ponto de vista artístico, pois Julio assina as capas e as ilustrações de muitos dos livros de Régio, sobretudo Biografia, 1929, que tem uma constituição gráfica absolutamente modernista, o que torna os sonetos de Régio, para além de um conjunto poético, um objecto plástico único.
Esta relação entre os dois toma contornos de “desigualdade”, pois o nome do irmão arrasta Julio para ocanto dele. Existe até um filme “As Pinturas do Meu Irmão Julio” do ano de 1965, que mostra até pelo próprio título, o “poder” do irmão mais velho sobre o mais novo, ou seja, o pintor Julio surge aí como “o irmão de José Régio”.
É José Régio que apresenta o irmão e o defende como um artista que é capaz de pintar o mundo interior.
Num artigo em Prisma 3, em 1937, Adolfo Casais Monteiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia de stanley morison
  • Stanley
  • Stanley Hall
  • Stanley Kubrick
  • stanley hall
  • Stanley Hoffman e Robert Jackson
  • The Stanley Parable
  • Stanley kubrick: o perfeccionista do imperfeito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!