ssedfrgthyj

314 palavras 2 páginas
LEITURA DE UMA OBRA DE ARTE
Autor Almada Negreiros
Titulo As Banhistas
Data 1925
Dimensões 131 x 166 cm
Proveniência Centro de Arte Moderna (Lisboa)
Técnica Utilizada óleo sobre tela
Género cena do quotidiano
Leitura Descritiva
Esta obra retrata duas banhistas sentadas num areal, á beira-rio, vestidas com um fato de banho e uma touca. Conseguimos aqui distinguir dois planos, o mais próximo onde se encontram as banhistas, o areal e elementos vegetalistas, o outro onde podemos ver rio, onde também se encontra um barco á vela.
Almada, nesta obra, utilizou formas simples, sem grandes volumes ou noções de movimento. Em termos cromáticos esta é uma obra de cores planas e de tons suaves, variando entre os castanhos e os azuis, destacando-se mais o fato de banho das banhistas.
Parece ser um dia de sol pela luz que esta a incidir na pele das figuras, mas, ao mesmo tempo, um dia nubloso pela quantidade de nuvens que estão no céu. No entanto é uma obra clara e bem iluminada. Está bem organizada e bem estruturada.
Leitura Interpretativa
Almada representa a figura humana, as banhistas, de uma forma muito simples, com poucas linhas, de forma clara e plana. São bastante alongadas na vertical e há claramente um exagero em certas partes do corpo.
Os braços, são representados muito esticados sendo os dedos das mãos quase impercetíveis, o tronco e os ombros muito largos e o pescoço alongado, a cabeça parece (principalmente a da banhista de azul) estar desproporcional com o resto do corpo por estar demasiado pequena.
As figuras são representadas de uma forma afunilada, sendo mais largas na parte de cima e mais finas na parte de baixo, ficando, também os pés, pequenos em relação ao resto do corpo.
As banhistas parecem estar numa posição serena, uma posição de descanso. Não transmitem grande expressão facial, sendo esta também de serenidade e calma.

Relacionados