ssdfsa

8391 palavras 34 páginas
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

A IMPLANTAÇÃO DA ERGONOMIA COMO FATOR DE MELHORIAS NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL EM CALL CENTERS.

ORIENTADORA: ANNA ANDREA SMAGASZ

SÃO PAULO
2014

Francislaio Martins de Souza 6379772
Josimeire Justina Santos 6339746
Jane Kele Rodrigues Alves 6352279
Paula de Melo Nishino 4714519
Mariana de Melo Nishino 4714522

A IMPLANTAÇÃO DA ERGONOMIA COMO FATOR DE MELHORIAS NA SAÚDE FÍSICA E MENTAL EM CALL CENTERS.

SÃO PAULO
2014
Sumário

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

INTRODUÇÃO
As últimas décadas do século XX foram marcadas pela informatização acelerada, tendo havido uma expansão gigantesca do uso de computadores e sistemas de comunicação, de acordo com Eistman et al., (2002) apud Tesseler (2002). O avanço tecnológico tem mudado drasticamente o dia-a-dia das pessoas, seja em ambiente de trabalho, no lazer, dentre outros, em qualquer lugar a tecnologia está presente alterando a rotina dos seres humanos.
A palavra ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Segundo Murrel (1965) “A ergonomia pode ser definida como o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (1960) a ergonomia é a aplicação das ciências humanas e o ajustamento mútuo ideal entre o homem e o seu trabalho, cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem estar no trabalho. É o conjunto de ciências e tecnologias que procura o ajuste confortável e produtivo entre o ser humano e o seu trabalho.
Ao fazer uma pesquisa da rotina dos funcionários de um Call Center, busca-se descobrir as causas agravantes relacionadas às dificuldades apresentadas para desenvolvimento das tarefas.
Acredita-se que nos dias de hoje métodos ergonômicos podem despertar o interesse nas empresas que

Relacionados