Ssd

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 10 de março de 2015
SSD - Solid-State Drive
Evandro Roberto Calado
e-mail:evandrocalado@gmail.com

Curso: Tecnologia Em Redes De Computadores
Disciplina: Arquitetura E Organização De Computadores– Trabalho número 01
Professor: Msc. Euclides Peres Farias Junior
FAE - CENTRO UNIVERSITÁRIO – Unidade: São José dos Pinhais

Curitiba, Fevereiro de 2015.

Resumo

A tecnologia evoluiu a passos largos e rápidos, porém há20 anos o mercado de armazenamento não passava por uma mudança radical nos HDs apenas aumentaram sua capacidade e diminuíram seu tamanho físico e em meados de 2007surge os HDs SSD (Solid State Drive) trazendo ao mercado um novo conceito de armazenamento, rapidez, segurança e redução no consumo de energia. Fazendo com que o mercado de HDs tenha uma tecnologia.

1 O que é SSD?

SSD é a siglapara Solid-State Drive algo como "Unidade de Estado Sólido", no Brasil, trata-se de um dispositivo para armazenamento de dados que, concorre com os discos rígidos antigos. Sua construção é baseada em um circuito integrado semicondutor, feito em um único bloco. Diferentemente do HD convencional, onde o armazenamento é feito em discos magnéticos, ou como os CDs e DVDs, que funcionam com leitura ótica. Hávantagens do SSD em relação aos HDs , por não possuírem componentes eletromecânicos para a leitura dos arquivos, ele se torna completamente silencioso e rápido.
Isso também facilita o acesso aos dados, algo primordial para quem precisa de velocidade (ao contrário dos discos rígidos, no qual “braço” mecânico de leitura precisa ir de uma ponta a outra do disco para ler alguma informação). Ele tambémesquenta menos e consome menos energia. Porém, a capacidade de armazenamento é bem menor que a dos HDs usados nos desktops, e seu custo final ainda é um pouco mais caro que os discos rígidos convencionais.
1.1 Memória Flash

A tecnologia SSD é baseada em chips especialmente preparados para armazenar dados, mesmo quando não há recebimento de energia. São, portanto, dispositivos não voláteis. Issosignifica que não é necessário usar baterias ou deixar o dispositivo constantemente ligado na tomada para manter os dados nele (como é o caso dos pen drives).
Existem basicamente, dois tipos de memória Flash: Flash NOR (Not OR) e Flash NAND (Not AND). O nome é proveniente da tecnologia de mapeamento de dados de cada um. O primeiro tipo permite acesso às células de memória de maneira aleatória, talcomo acontece com a RAM, mas com alta velocidade. Em outras palavras, o tipo NOR permite acessar dados em posições diferentes da memória de maneira rápida, sem necessidade de esta atividade de ser sequencial. 
O tipo NAND, por sua vez, também trabalha em alta velocidade, porém faz acesso sequencial às células de memória e as trata em conjunto, isto é, em blocos de células, em vez de acessá-las demaneira individual. Em geral, memórias NAND também podem armazenar mais dados que memórias NOR, considerando blocos físicos de tamanhos equivalentes. É, portanto, o tipo mais barato e mais utilizado em SSD.
As memórias flash estão disponíveis em dois tipos diferentes de densidade de memória: SLC (Single-Level Cell ou Célula de Nível Único) e MLC (Multiple-Level Cell ou Célula de Múltiplos Níveis).Nos chips SLC cada circuito de armazenamento dentro do chip grava apenas um bit de informação, enquanto que nos chips MLC cada circuito armazena mais de um bit de informação. Por conta disso, os chips MLC são mais baratos do que os chips SLC, já que um chip MLC pode armazenar mais informações do que um chip SLC. Por esta razão as unidades SSDs que utilizam chips MLC são mais baratas, enquanto queunidades mais caras utilizam chips SLC.
Como os bits de dados dentro do chip estão mais próximos um do outro, os chips MLC apresentam uma taxa de erro maior. É importante notar que esses erros não são percebidos pelo o usuário: o controlador do chip tem um mecanismo de correção de erros que detecta tais erros e os automaticamente corrige. No entanto, localizar e corrigir os erros leva tempo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ssds
  • ssds
  • O que é SSD
  • ssdS
  • de SSD esteja crescendo e SSDs
  • Hdd ssd
  • Slides SSD
  • Hd e ssd

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!