ssadwheiuf

662 palavras 3 páginas
Análise Filosófica de um Anúncio Publicitário
Tema: Utilização de diferentes estratégias argumentativas no discurso político e publicitário.

Persuasão VS Manipulação
Existem dois tipos de argumentação estudados pela Retórica sendo eles a argumentação sensata (persuasão) e a argumentação sedutora (manipulação). Na argumentação sensata predomina a estratégia argumentativa do logos. O autor pretende a adesão racional do auditório às teses propostas, privilegiando a discussão e o debate. Relativiza a importância do contexto comunicativo porém, não prescinde dele. Dirige-se sempre a um auditório universal e não a um grupo de pessoas restrito.
Na argumentação Sedutora, o orador pretende a adesão emocional do auditório às teses propostas, predominando as estratégias argumentativas do ethos e do pathos. Depende do contexto comunicativo e dirige-se sempre a um grupo de pessoas de toda a sociedade.

Anúncio Publicitário a analisar:
Anúncio da Coca-Cola Portugal de 2011 http://www.youtube.com/watch?v=oOoJNcSuK_c Neste anúncio existem dois oradores, sendo um deles a própria empresa, a Coca-Cola, e o outro, as crianças, os quais defendem um objectivo comum.
A Coca-Cola fá-lo através dos argumentos (indutivos com base em exemplos específicos) que são expostos no anúncio e que têm a seguinte conclusão: Apesar da situação difícil que atravessamos, há motivos para ter esperança e confiança no futuro.
Já as crianças, ao cantarem uma música alegre e ao transmitirem um estado de espírito bastante positivo e bem-disposto, contribuem também para proporcionar ao auditório uma visão mais otimista e positiva do futuro. Para isto contribuem ainda as imagens que vão sendo apresentadas ao longo do anúncio.

Através das crianças e dos argumentos da própria empresa, consegue-se manipular o auditório, sensibilizando-o (estratégia argumentativa do pathos).

O recurso a argumentos curtos e objetivos consegue transmitir a mensagem de forma rápida (o que é conveniente num

Relacionados