ss1dsw

517 palavras 3 páginas
A importância da Manutenção
Todos os equipamentos, sistemas e instalações, sejam eles mecânicos, elétricos, eletrónicos, hidráulicos ou pneumáticos, estão sujeitos a degradação das suas condições normais de operacionalidade, com o decorrer do tempo, em consequência do uso e até por causas fortuitas. É missão da Manutenção repor essa operacionalidade em níveis corretos.
Para cumprir a sua missão, a Manutenção recorre a um conjunto diversificado de tarefas selecionadas e programadas de acordo com as características e utilização do seu objeto e os padrões de serviço que lhe foram fixados. Essas tarefas são, por exemplo, a lubrificação, a limpeza, o ensaio, a reparação, a substituição, a modificação, a inspeção, a calibração, a revisão geral ou o controlo de condição.
A importância da Manutenção é determinada pelas razões que a justificam. Faz- -se manutenção por três ordens de razões:
-Econômicas - Para obter o máximo rendimento dos investimentos feitos em instalações e equipamentos, prolongando ao máximo a sua vida útil e mantendo-os em operação o máximo de tempo possível; para reduzir ao mínimo os desperdícios, rejeições e reclamações de produtos; para apoiar o esforço de vendas da empresa evitando atrasos ou da da produção; para reduzir os custos dos consumos em energia e fluidos; para conseguir o melhor aproveitamento dos recursos humanos da empresa.
- Legais - A legislação obriga a prevenir situações que possam constituir fator de insegurança (risco de acidente, individual ou coletivo), de incômodo (ruído, fumos, cheiros), de poluição (emissões gasosas, descargas líquidas, resíduos sólidos) ou de insalubridade. -Sociais - Os grupos sociais afetados pela operação dos equipamentos ou instalações podem exercer pressões para que sejam reduzidos ou anulados os efeitos incômodos ou nocivos dessa operação. Mesmo que não haja uma imposição legal, a preservação da imagem da empresa pode justificar a adoção de medidas de manutenção adequadas.
Portanto A

Relacionados