Srogo

7818 palavras 32 páginas
Sumário

Introdução

O termo agricultura foi usado até bem recentemente para entender a produção agropecuária em toda a sua extensão, ou seja, desde o abastecimento de insumos necessários à produção até a industrialização e a distribuição dos produtos obtidos.
Porém, nas últimas décadas, esse setor econômico passou por muitas transformações, tornando-se muito mais complexo e abrangente. (ARAUJO; MASSILON. J, 2007).
O Sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) está entre os cinco maiores cerais produzidos no mundo, mas não se firmou como uma cultura com características comerciais marcantes, considerado como substituto do milho, o sorgo vem sendo bastante usado pra rações animas em alguns países usado também na alimentação humana.
No Brasil sua introdução teve início nos anos 70 e começou a ter crescimento a na região Centro-Oeste, a partir dos anos 90, é atualmente a área sorguera mais importante do país, o maior uso de grãos de sorgo no Brasil está na avicultura, suinocultura mas, também são usados na bovinocultura e em outros animas de pequeno porte em menor consumo.
Objetivo
Este trabalho aborda a cadeia produtiva do sorgo, passando por sua história até as dificuldades para se tornar um produto comercial e sua importância até os dias de hoje.

História
A planta do sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) é uma grande fábrica de energia, de enorme utilidade em regiões muito quentes e muito secas, onde não se consegue boas produtividades de grãos ou de forragem.
A origem do sorgo está provavelmente na África, entretanto a evidências indiquem que possa ter havido duas regiões de dispersão independentes: África e Índia.
Quando e como o sorgo se dispersou para fora da África é matéria de grande controvérsia. O Sorgo Durra, nome de um dos tipos raciais da espécie, é encontrado extensivamente desde a Etiópia, passando pelo Vale do Nilo até o Oriente Próximo, atingindo a Índia e a Tailândia. Os Durras provavelmente foram introduzidos no mundo árabe por

Relacionados