sqWFwrhnr

491 palavras 2 páginas
José Pancetti
Pancetti foi um artista autodidata, pintor natural, que conseguiu captar tudo ao seu redor. Sem filiação a qualquer escola artística, o pintor inspirou-se nas paisagens litorâneas brasileiras, tema comum de sua obra, sendo famosas as suas marinhas. Sua obra carrega suas experiências e um pouco de cada lugar que conheceu; e não foram poucos!
É característica marcante na obra, a despreocupação com composições formais e muita liberdade ao processo produtivo. Com formas singelas e pinceladas marcantes o artista parece buscar incessantemente todos os tons de azul e verde do mar, além dos matizes do céu. O resultado por vez segundo muitos torna algumas pinturas sombrias, densas, tristes, refletindo na maior parte das obras, solidão!

Marinha, José Pancetti

Modernismo
O Modernismo foi um movimento artístico caracterizado pela pincelada livre, pelo trato de luz e por tratar de temas como o nacionalismo e a valorização da cultura local.
José Pancetti foi um artista que valorizou muito a cultura local.

Djanira

Djanira foi pintora, desenhista, ilustradora, cenógrafa e gravadora. Sempre autodidata, ela representou presença da cultura africana no Brasil em pinturas que focalizam, sobretudo, atividades rurais e religiosidade.
Três Orixás, Djanira
A obra de Djanira pode ser dividida em dois períodos. No primeiro, a artista retrata o cotidiano na cidade do Rio de Janeiro com variação de tonalidade, aparecendo a marca do pincel; as figuras demonstram movimento e estão delimitadas por traços escuros.
As obras do segundo período têm cores claras, brilhantes e puras, quase chapada, com campos cromáticos uniformes e bem definidos. Djanira também foi uma pintora que valorizou a cultura local.

Cícero Dias
Artista brasileiro de grande renome internacional, Cícero Dias combina as mais genuínas tradições pernambucanas com a essência universal da arte. Sempre adotando posições vanguardistas, participou do movimento modernista

Relacionados