SQUAMATA

Páginas: 12 (2930 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014








SQUAMATA
















Lago da Pedra – MA
2012
ANA LETICIA ALENCAR MOTA
CRISTIANE PORTELA DE SOUSA FERNANDES
FRANCISCA SILVA RIBEIRO












SQUAMATA

Trabalho apresentado à disciplina Zoologia dos Vertebrados e Invertebrados, ministrada pelo professor Raimundo Gierdson, para obtenção de notas.











Lago da Pedra – MA2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 SQUAMATA: ORIGENS E RELAÇÕES EVOLUTIVAS 5
3 CARACTERÍSTICAS GERAIS 5
4 SISTEMA ESQUELETICO 6
5 SISTEMA MUSCULAR 7
6 SISTEMA CIRCULATORIO 7
7 SISTEMA DIGESTIVO 8
8 SISTEMA RESPIRATÓRIO 8
9 SISTEMA UROGENITAL 8
10 SISTEMA NERVOSO E SENTIDOS 9
11 CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS 9
12 GLÂNDULAS TEGUMENTARES 9
13 ESCAMAS EPIDÉRMICAS 10
14 ESCAMASDERMICAS 11
15 DENTES 11
16 MEMBROS DE LOCOMOÇÃO 11
17 TERMORECEPTORES 12
18 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14





1 INTRODUÇÃO

Os repteis são um dos primeiros animais a povoar a terra, existem registros que datam de aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Possui 6000 espécies e estão melhores adaptados a vida em terra que os anfíbios. Das ordens existentes naquela época, apenas 4sobreviveram e conseguiram se adaptar ao clima e as intomperes da terra: Chelonia (tartarugas, cagado e jabutis) Crodylia (jacarés, aligátores e crocodilos) Rhyneocephalia (tuatura e squamatas, cobras e lagartos).
Todas espécies de animais tem sua importância, e o planeta esta perdendo sua diversidade biológica à medida que as espécies da fauna e da flora são destruídas mais rapidamente do queevoluem. Esse empobrecimento biológico da terra e conseqüentemente sofre influencias desta degração da biodiversidade. Somente através de política ambiental seria de proteção para todos as espécies e especial para os squamatas, poderar-se concretizar a tão sonhada sustentabilidade ambiental no planeta.


2 SQUAMATA: ORIGENS E RELAÇÕES EVOLUTIVAS

Os repteis squamatas incluem os lagartos asserpentes e anfisbenas e constituem o segundo mais diverso grupo de vertebrados terrestre. Fosseis de prováveis ancestrais de squamata foram encontrados em sedimentos datados de mais de 245 milhões de anos, do Permiano superior da África. Os squamatas apresentam mais de 60 características derivadas e exclusivas (que permitem reconhecê-lo como linhagem evolutiva independente), sendo a principal apresença de órgãos copuladores pares e eversiveis (hemipênis).
Outras características são compartilhadas com os repteis de sua linhagem-irmã, os Rhyncocephalia, representados pelo gênero Sphenodon, atualmente restrito a duas espécies relictuais em ilhas costeiras na Nova Zelândia, Oceania.
Dentre as varias características comuns e exclusivas de squamata e Rhynchocephalia podem ser citadas aocorrência de eventos periódicos de troca completa da pele e a cloaca com abertura transversal ao eixo do corpo (longitudinal nos demais grupos de repteis, como aves crocodilianos e quelônios).
A hipótese de parentesco mais aceito atualmente divide os squamatas em duas linhagens evolutivas irmãs: Os Iguanas e os Scleroglossa. Estas duas linhagens dividem-se, por sua vez, em diversos outros grupos,incluindo várias famílias de lagartos, alem das serpentes (Serpentes) e anfisbenas (Amphisbaenia).
O grupo dos lagartos, conforme reconhecidos coloquialmente, não representa unidade evolutiva natural e independente, pois algumas linhagens de lagartos são mais próximos a Serpentes ou a Amphisbaenia do que a outros grupos de lagartos.

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS

Os animais da ordem squamata possuemtodo o corpo coberto por escamas e eles variam muito no tamanho, sendo possível encontrar espécies que medem alguns centímetros, como alguns guecos (Sphaerodoctylus, parthenopion) ou metros de comprimento, como o Dragão de Komodo (varanus komodenis).
Os lagartos são animais que apresentam uma dieta alimentar bem variada, existindo espécies carnívoras, herbívoras, insetívoras e onívoras.
Alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!