SPT do Solo

Páginas: 19 (4559 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Lista de Tabelas

Lista de Figuras


Sumário






Introdução
O solo, as fundações e a superestrutura de uma edificação formam um conjunto, que deve ser encarado como um todo. Para se obter uma obra estável, independentemente de seu porte, deve haver um adequado conhecimento do terreno no local em que a mesma será assentada. Mas segundo uma pesquisa realizada por DouglasConstancio, professor de Geologia Aplicada à Engenharia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e engenheiro civil atuante há 32 anos no mercado a cada 10 obras residenciais, menos de três os proprietários se preocupam com a sondagem do solo.
O conhecimento adequado das condições do solo no local onde deverá ser executada a obra é fator essencial para que o engenheiro civil responsável peloprojeto possa desenvolver alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis. O conhecimento das condições do subsolo deve vir de um eficiente planejamento de investigação que permita a obtenção de dados capazes de prever como esse solo se comportará ao receber determinada carga.
A engenharia geotécnica e a engenharia de fundações utilizam muitos métodos de ensaio paraa definição do solo de suas principais característica, e conseqüentemente a resistência dos mesmos para o assentamento das fundações e construção da superestrutura. Entre os ensaios realizados com o solo, o SPT (Standard Penetration Test ou Sondagem a Percussão) é o mais utilizado em todo o mundo, principalmente em território nacional. Este ensaio tem a capacidade de disponibilizar o perfilestratigráfico do solo, analise do nível do lençol freático, medir a resistência estrutural do solo e ainda possibilita ensaios “in situ”, onde já está perfurado o solo. Devido ao seu baixo custo, simplicidade e robustez aliados à vários ensaios realizados fazem deste o maior ensaio de penetração do mundo. Sendo assim deve haver um adequado conhecimento das potencialidades deste ensaio de campo que podeser encontrado na NBR 6484.
Neste trabalho da disciplina de Mecânica dos Solos, tem se por objetivo fornecer conhecimentos sobre a norma de sondagem, os equipamentos e o método de execução.
Histórico
A história do SPT pode ser divida em quatro partes importantes, segundo Cavalcante (2002). A primeira se inicia em 1902, com o ensaio do americano Charles R. Gow e apesar de não haver nenhumaregularização ou normatização para o inicio deste estudo, os resultados foram impressionantes e sua simplicidade e eficácia fez com que este ensaio se espalhasse pelo EUA inteiro. A segunda parte se dá em 1920 e vai ate 1948, onde foram estabelecidas as correlações entre a resistência de penetração (NSPT) do solo e as principais características do solo analisado. Com as tentativas de normatização doensaio SPT, a terceira parte da história do SPT iniciou em 1948 e finalizou em 1977, abrindo caminho para o ultima parte histórica do SPT.
Como a eficiência desse ensaio nada mais é que um parâmetro que retrata o quanto da energia imposta ao sistema é efetivamente utilizada na cravação do amostrador no solo, a maior preocupação que se tem nesse período é a transmissão de energia aos amostradoresde forma que essa não se dissipe. Ainda hoje existem uma série de pesquisas nesse sentido, incorporando novos conhecimentos sobre o SPT em termos de identificação e avaliação dos fatores que influenciam na parcela de energia que realmente atinge o amostrador.
O SPT foi introduzido no Brasil por volta de 1939, mas as correlações entre resistência a penetração e compacidade das areias que nesseperíodo já estava em desenvolvimento nos Estados Unidos, aqui só se deu em 1944. Neste mesmo período, 1944, nem todas as peças do ensaio eram normatizadas, como são hoje, portanto o ensaio apresentava ainda muitos erros.
Até os anos setenta este ensaio era muito criticado devida a sua irregularização e conseqüente ineficiência levando a comunidade geotécnica discutir como o ensaio era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mec. solos
  • spt
  • Mecanica de solos
  • Capacidade de carga dos solos a partir do “SPT”.
  • Spt e Spt
  • SPT
  • spt
  • Sondagem Spt e Spt-t

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!