Spreadable Media CAP 1

3077 palavras 13 páginas
DISCIPLINA: CULTURA E MODO DE VIDA
DISCENTE: JEFERSON

RELATO
JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable Media- creat ing, value and meaningin a networked cul ture. New York and London: New York Universi ty Press, 2013.
CAP 01
Onde a WEB 2.0 deu errado?
- Inicialmente o autor introduz o texto trazendo o conflito entre duas empresas que ocorreu em 2009: a Capitol Records (empresa detentora de direitos de mídia) e a Vimeo (plataforma de compartilhamento), onde a primeira entrou com uma ação contra a outra alegando que o site "induz e incentiva seus usuários" para envolver-se em violação de direitos autorais.
- Justamente traz esse conflito ente empresas detentora de direitos de mídia e plataforma de compartilhamento para mostrar que esses conflitos estão cada vez mais comuns principalmente com a ideia da Web 2.0 que buscam gerenciar e mercantilizar os conteúdos gerados por usuários.
- O autor pontua que o texto busca examinar como o valor, estima e confianças são negociados e legitimados neste contexto sócio-econômico-tecnológico deslocando através de alguns conceitos cruciais a idéia de uma "economia moral" derivada do trabalho do historiador E.P Thompson e as relações entre mercados e economias como previsto mais notadamente pelo filósofo Lewis Hyde. Modelos que sugerem as maneiras que as relações econômicas são estabelecidas partindo da compreensão social e moral entre as partes participantes.
O que é Web 2.0?
- A idéia da web 2.0 foi introduzido em uma conferência da O'Reilly Media Group 2004 e resume-se a um conjunto de práticas de corporativos (relações entre produtores e seu público) que buscam captar e explorar a cultura participativa (criatividade em massa, o coletivismo, e produção).
- Na web 2.0 é prometido aos usuários maior influência sobre a produção e distribuição de cultura, onde estes são denominados como co-criadores e envolvidos como colaboradores em organização e categorização de conteúdos no YouTube , Flickr e outros

Relacionados