SPOTIFY NAPSTER ORIGEM ARQUITETURA E APLICABILIDADE

1398 palavras 6 páginas
FACULDADE DO CENTRO LESTE

Douglas SiQUEIRA KNUSCH ivonei patricio gonçalves dos santos thomaz daniel VITORINO SOUZA

spotify, napster: origem, arquitetura e aplicabilidade

SERRA
2015
Douglas SiQUEIRA KNUSCH ivonei patrício gonçalves dos santos thomaz daniel VITORINO SOUZA

spotify, napster: origem, arquitetura e aplicabilidade

Relatório apresentado à disciplina de Sistemas Distribuídos, do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade do Centro Leste, como requisito parcial para avaliação na referida disciplina.
Professor: Cledson Malaquias

SERRA
2015
1. INTRODUÇÃO Este trabalho visa apresentar duas plataformas que obtiveram grande destaque no segmento tecnológico, revolucionando a maneira como o compartilhamento de músicas eram e são realizados: O Spotify e o Napster. Também, como causa fim deste trabalho, está a apresentação da origem de cada uma destas plataformas de compartilhamento e sua arquitetura interna e funcionamento.

2. Conteúdo:
2.1. Spotify:
2.1.1. Surgimento:
O Spotify foi lançado em outubro de 2008 pela startup sueca Spotify AB. Em 15 de setembro de 2010, o serviço tinha aproximadamente 10 milhões de usuários, incluindo 2,5 milhões de usuários com assinaturas pagas; O serviço atingiu 20 milhões de usuários (5 milhões pagos) até dezembro de 2012, 60 milhões de usuários (15 milhões pagos) de janeiro de 2015, e mais de 75 milhões de usuários ativos (20 milhões pagos) em junho de 2015.
2.1.2. Aplicabilidade:
É um serviço de música comercial em streaming, podcasts e vídeo comercial que fornece conteúdo provido de restrição de gestão de direitos digitais[4] de gravadoras e empresas de mídia, incluindo a BBC, Sony, EMI, Warner Music Group e Universal. As músicas podem ser navegadas ou pesquisadas por artista, álbum, gênero, lista de reprodução ou gravadora. As assinaturas pagas "Premium" removem anúncios, melhora a qualidade do áudio e permite aos usuários baixar músicas para ouvir offline. 2.1.3.

Relacionados