SPOT PARA RADIO

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



Emília Melo Sarmento CPD- 982064
Elane Cristina Guimarães Oliveira- CPD 962612
Emanoel Silva Mendonça- CPD 982660
Mayra Amaral Rodrigues- CPD 991375
Rousilene Braga Pestana- CPD 982088



SEMINÁRIO PRODUÇÃO PUBLICITARIA EM RADIO
SPOT
Professora: Josie do Amaral Bastos










São Luis- MA
2014
INTRODUÇÃO
Em rádio não é possível mostrar imagens, cores, pessoas ouobjetos (elementos que ajudam a identificação com a marca), por isso, é necessário que, através das palavras, consiga transferir para o ouvinte a sua marca e a sua imagem.  O slogan deve ser uma frase marcante para que permaneça na mente dos ouvintes. A mensagem deverá ser clara e fácil de entender.
As possibilidades de fazer publicidade na rádio são muitas, mas estas devem ser de fácilcompreensão, caso contrário à mensagem não vai chegar aos ouvidos dos seus potenciais clientes, pois o mais provável é ser rejeitada imediatamente.
A limitação da imagem é uma desvantagem já conhecida na rádio, por isso deverá jogar com todas as ferramentas possíveis para criar uma imagem na mente do ouvinte. As ferramentas que muitas vezes ajudam a criar uma imagem são: música e efeitos sonoros(tempestade, aplausos, risos etc.) Se o som impressionar e a mensagem forem fáceis de entender, o spot será aceito pelos ouvintes de uma forma positiva.
O tema principal deste trabalho visa falar sobre o SPOT. Sua produção e os tipos mais usados no radio.


















LINGUAGEM RADIOFONICA
A linguagem é um conjunto de códigos para estabelecer um processo de comunicação. Alinguagem radiofônica utiliza a voz, a música, os efeitos sonoros e o silêncio, que podem ser utilizados de forma isolada (um por vez) ou conjuntamente. Através da audição, o rádio desperta outros sentidos. O rádio mudou muito desde o seu nascimento e hoje utiliza uma linguagem mais próxima do dia-a-dia das pessoas. No entanto, deve ser evitada a utilização de gírias e/ou vocabulários de gruposespecíficos (termos médicos, acadêmicos ou científicos) que fujam da compreensão de todos.

CARACTERISTICAS DO VEICULO
SIMPLICIDADE – Traduza o difícil. Sempre que usar siglas explique-as. Exemplo: “ECA, que significa Estatuto da Criança e do Adolescente”.
NATURALIDADE – Não use voz empostada, seja você mesma (o).
CUMPLICIDADE/INTIMIDADE – Fale como se estivesse conversando diretamente com as pessoas:“Você que está me ouvindo”, “Você que está trabalhando agora”...
RITMO – Evite espaços em branco. Se as palavras acabarem, coloque música, uma vinheta, uma campanha... (o silêncio só cabe se for proposital, como um recurso para um tema que está sendo abordado).

SPOT
O spot é geralmente utilizado no rádio quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem. Em geral, o spot para rádiopossui 30 segundos. Por isso, não dá para dizer tudo sobre o tema ou assunto escolhido. Portanto, ao escrever o texto para um spot pense nas características mais importantes: importância do tema do spot para a comunidade, o seu poder de conscientização e mobilização no bairro, preocupação com conteúdos educativos, entre outros. O texto do spot não deve reforçar preconceitos.
É importante lembrarsempre da responsabilidade pela formação cidadã do ouvinte.
Podem ser inseridos diálogos entre personagens (como numa rádio-novela) para falar sobre a temática do spot.

De uma forma mais técnica o spot é um fonograma utilizado como peça publicitaria em radio. Feito por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes).
Com ou sem efeitos sonoros ou musicas ao fundo. Não deve ser confundido como jingle que é uma espécie de musica propaganda. Duração de 15, 30, 45 ou 60 segundos.
OBJETIVO DO SPOT
Interessar
Envolver
Informar
Motivar
Direcionar
ESTILOS DE SPOT
Spot texto- é o mais imediato de se produzir e veicular. Utiliza apenas a voz em sua realização e não tem custo de produção. É lido ao vivo pelo comunicador da emissora.
Desvantagem: interpretação desigual. Em cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SPOT PARA RADIO
  • Spot de rádio
  • Spot rádio carmen
  • Spot rádio puc 2013
  • Modelo de Spot para Rádio
  • Spot
  • spots
  • Spot

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!